Primeira Bíblia das Astúrias é lançada

Divulgação

No dia 28 de outubro, o Asturian Center de Madrid acolheu a apresentação da primeira Bíblia traduzida para o asturiano, pelo departamento de traduções da Sociedade Bíblica.

O asturiano é falado principalmente na região norte das Astúrias, mas algumas minorias nas regiões espanholas de Leão e Cantábria, bem como em Portugal, também falam a língua.

Conforme os últimos dados oficiais do estado de 2018, cerca de 200 mil pessoas falam a língua asturiana.

O evento foi aberto pelo Presidente do Centro das Astúrias, Valentín Martínez-Otero, que congratificou e agradeceu a Sociedade Bíblica por todo o trabalho cumprido.

Ele foi seguido por Luis Fajardo Vaquero, Diretor Geral da Sociedade Bíblica Espanhola ; José Luis Andavert, coordenador do projeto de tradução da Bíblia para o asturiano; Ricardo Moraleja, coordenador do departamento de tradução da Sociedade Bíblica; e Manuel Álvarez, Presidente do Conselho de Administração da Sociedade Bíblica da Espanha.

Todos enfatizaram que a nova Bíblia asturiana é o resultado de um processo de tradução que já dura mais de 30 anos.

Os editores ficaram satisfeitos por esta ser a primeira tradução completa da Bíblia para a língua asturiana, uma tradução realizada por uma equipe interdenominacional de estudiosos da Bíblia, lingüistas e teólogos que começou em setembro de 1988 .

A tradução é acompanhada de notas que buscam esclarecer os aspectos históricos, geográficos, literários e culturais do texto, bem como disponibilizar outras opções de tradução possíveis, mas sem nunca entrar em questões de interpretação.

Do Diário Gospel com informações do Evangelical Focus

Comentários

Por José Souza

Baiano, José Souza é um Jornalista. Atuou como freelancer para diversos sites conhecidos. Hoje, é colaborador do Diário Gospel. (Registro Profissional-5171/BA). E-mail: jjsouza_19@hotmail.com

Confira também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os Direitos Reservados ©2024 Diário Gospel