Carne vermelha na Sexta-feira Santa: Católicos são proibidos de comer mas os evangélicos discordam

A Sexta-feira Santa, que neste ano, será comemorada no dia 15 de abril, é lembrada pelos cristãos como uma data em que Jesus Cristo foi torturado e morto na cruz.

Esta data é marcada por muitas coisas dentro do cristianismo, como por exemplo, aquela antiga tradição católica de não comer carne neste dia.

Segundo o espiritismo, a Sexta-feira Santa é lembrada, mas não há uma atividade especial como as procissões católicas. “Porque nós não adotamos ritos, cultos ou formalidades. Na forma que as outras atividades são grupo de estudo, evangelho passa, grupo mediúnicos, atendimento fraterno. Então há uma rotina normal na casa espirita, embora nós paremos para refletir a respeito dessa mensagem da dimensão da Páscoa”, explica Alessandro Viana Vieira.

O juiz de direito Jairo Sampaio, também espírita, revela que acima das tradições da data está a mensagem transmitida pela morte de Cristo. “É uma data de respeito a Jesus, de agradecimento pelo sacrifício que ele teve ao ter passado por aquela experiência. Mas principalmente o ensinamento moral, sobre como devemos nos comportar frente às nossas provações”.

Já na Igreja do Evangelho Quadrangular não existe uma restrição contra a carne vermelha, mas, no domingo (17), dia da Páscoa, a celebração ocorre normalmente, conta o pastor José Jorge de Lima.

“Domingo nós comemoramos a Páscoa, que deriva da palavra hebraica ‘Pêssarr’ e significa passagem. E nós entendemos ser a passagem da morte e ressurreição de Jesus”.

Assim como no espiritismo, na Igreja Evangélica Quadrangular não é obrigatório o jejum de carne vermelha. “Entendemos e respeitamos quem não come carne vermelha, mas não há uma proibição bíblica sobre isso”.

Comer carne vermelha na Sexta-feira Santa é pecado?

Os católicos têm o costume de não comer carne vermelha nas quartas e sextas-feiras da Quaresma, e, principalmente na sexta-feira Santa ou Sexta-feira da Paixão como é conhecida. Porém, mesmo diante desta antiga tradição, os evangélicos enxergam este dia como qualquer data normal e consomem esses alimentos.

Mesmo assim, com toda essa simbologia, a própria Igreja afirma que comer a carne vermelha não é pecado. A Bíblia revela em Efésios que o jejum não deve ser utilizado como meio de se obter o favor de Deus, pois a salvação é unicamente pela graça, mediante a fé em Jesus.

Comentários

Por José Souza

Baiano, José Souza é um Jornalista. Atuou como freelancer para diversos sites conhecidos. Hoje, é colaborador do Diário Gospel. (Registro Profissional-5171/BA). E-mail: jjsouza_19@hotmail.com

Confira também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os Direitos Reservados ©2024 Diário Gospel