Como engajar o Instagram da igreja: 8 ideias para atrair seguidores do jeito certo

O Instagram é considerado uma das maiores redes sociais do mundo, e através dela, temos a oportunidade de levar a mensagem da salvação para milhares de pessoas. Na verdade, estamos falando da 4ª rede social mais utilizada no Brasil, e conta com mais de 600 milhões de usuários ativos. Para quem não sabe, o Instagram apresenta um engajamento fora de série, isto é, aproximadamente 10 vezes mais do que o Facebook, visto como a 2ª rede mais utilizada no país.

Sabemos que muitas pessoas estão se familiarizando com o Instagram. Sem dúvida, essas pessoas realmente estão gostando de ficar por lá. Podemos afirmar que, se você fizer uma pesquisa, com certeza irá encontrar diversos perfis cristãos no Instagram, desde igrejas, artistas gospel, conteúdo religioso, dentre outros.

Acreditamos que o Instagram é uma ótima ferramenta que auxilia bastante para criar uma boa presença digital. Por esse motivo, achamos isso fundamental para sua igreja ter um perfil na rede.

É claro que criar uma conta no Instagram é algo simples de se fazer, no entanto, a dificuldade que muitos têm é de fazer a sua página crescer. Segundo a pesquisa, o Instagram já conta com mais de 95 milhões de fotos compartilhadas por dia. Sem dúvida, não estamos falando de uma rede social qualquer, mas assim da rede social do momento. Por tanto, você acha mesmo que conquistar novos seguidores no Instagram é uma tarefa tão difícil assim?

Então, para muitos, pode parecer sim ser algo bem difícil, mas, aprender a aumentar o engajamento no Instagram da sua Igreja, Ministério ou Departamento, não é um bicho de sete cabeças. O segredo é você focar, ser criativo, paciente e otimista. Tudo depende do seu esforço.

Contudo, para te ajudar, preparamos um guia completo com passo a passo e dicas para você conseguir novos seguidores para a sua página.

1. Produza conteúdo de qualidade

Não sei se você já ouviu falar, mas uma das principais dicas para ter mais seguidores no Instagram, é criar conteúdo de qualidade. No entanto, aconselhamos que você publique posts que verdadeiramente edifiquem, informem, ajudem, ensinem, mas também agradem.

É necessário entender sua persona, isto é, você precisa identificar quais são suas dores, necessidades, desejos, medos, comportamentos e hábitos. Fazendo isso, sem dúvida irá desenvolver um conteúdo que gere identificação e conexão com o seu público alvo. Capriche nas postagens, dando o seu de melhor, pois, se o público gostar do seu conteúdo, com certeza irá interagir.

2. Tire tempo para se engajar

Faça postagens todos os dias, curta, comenta, responde, siga e gosta de outras postagens na plataforma. Saiba que, para conquistar novos seguidores no Instagram, você precisa estar presente na rede social, ou seja, o próprio nome já diz “rede social” de socializar. Acredite, quanto mais você posta, responde ou curte os comentários, mais o algoritmo leva o seu conteúdo para mais pessoas. Lembre-se disso: se as pessoas estão te seguindo, é porque elas querem ver publicações novas.  

Por tanto, não fique muito tempo sem postar, pois, quanto menos você posta, mais os seguidores começam a esquecer do seu perfil, significando total fracasso no engajamento. 

3. Produza posts, e crie stories interativos

Já ouviu falar em conteúdo interativo? Pois é, para conseguir novos seguidores no seu Instagram, você deve atrair novos tipos de públicos. Mas, como assim? Na verdade, esse conteúdo tem o propósito de fazer um grande número de pessoas a se engajarem com as suas postagens. Entretanto, uma das formas de você criar esse tipo de post, nada mais é que usar algumas estratégias. Vamos lá:

Então, certamente você deve saber que o próprio Instagram costuma disponibilizar algumas ferramentas que aumentam a visibilidade da publicação e estimulam o engajamento, não é mesmo? Acredite, esta rede social gosta quando você utiliza todas elas. Sendo assim, produza seus stories com enquetes, quizzes, caixinha de perguntas, Localização, Emoji, Hashtags para aumentar a visibilidade, e não deixe de usar outros recursos.

Entenda, a maioria dos usuários do Instagram estão ativos diariamente também nos Stories do app. Sendo assim, aproveite a oportunidade para se engajar. 

Você também precisa saber disso: o algoritmo do Instagram sabe se você está recebendo interações nas suas postagens ou não. No entanto, se ele notar que seu conteúdo é realmente relevante, com certeza irá mostrá-lo para mais pessoas.

4. Acompanhe o Instagram Insights

Agora, preste atenção nesta dica de ouro:  seja atento, esperto e curioso, e acompanhe de perto o desempenho da sua página. Como assim? O Instagram disponibiliza uma ferramenta chamada “analytic” (o Instagram Insights). Contudo, assim que você ter acesso a ela, terá em mãos algumas informações, tipo: os horários que o seu público estão online e que mais interagem. Além disso, verá também os tipos de conteúdos que estão desenvolvendo mais. Sendo assim, sempre quando for fazer alguma postagem, poste nos horários ou dias que estão trazendo os melhores resultados para você.

Por tanto, se você quer mesmo ganhar mais seguidores, saiba que precisa usar a criatividade. Já ouviu falar nos famosos brindes que as pessoas ganham nas redes sociais? Então, que tal pedir para eles marcarem seu perfil, compartilhar seus stories e posts para ganhar algo exclusivo? Muitos influenciadores e páginas cristãs costumam fazer isso, e os resultados são excelentes.

5. O poder das hashtags

Sempre quando você for fazer uma postagem, não esqueça de usar as famosas hashtags, pois o seu post pode acabar aparecendo na seção Explorar do Instagram. No entanto, a boa notícia é que pessoas novas podem encontrar o seu perfil, e começar a seguir a sua página.

É importante usar as hashtags de maneira correta. Ou seja, você deve usar de 5 a 10 hashtags por post. Não exagere na dose, afinal, se você fizer isso, o algoritmo vai entender que você está querendo forçar a barra, fazendo algum tipo de esquema ou manipulação para ganhar seguidores de qualquer jeito. Não faça isso, caso contrário, a sua conta poderá correr o risco de ser banida.

Tudo pronto? É hora por a mão na massa: Evite usar hashtags muito genéricas, como por exemplo: #cultodeadoracao, #frasesevangelicas, ou #musicasgospel. Ou seja, você precisa, sem dúvida especificar e focar mais no seu nicho. Vamos para mais um exemplo: Digamos que hoje é culto de ensinamento na sua igreja e, você publicou um banner, convidando as pessoas para irem no culto. Neste caso, as hashtags devem ser do tipo: #cultodedoutrina, #ensinodapalavra, #estudosbíblicos, #palavradedeus, etc.

Você só precisa ter cuidado para não usar hashtags muito parecidas, como #igrejaevangelica, #igrejacrista, #igrejaprotestante, e outros. Além disso, procure variar as hashtags em cada post, afinal, o próprio Instagram detesta perfis que sempre usam o mesmo grupo de hashtags. Ou seja, pelo que tudo indica, esta famosa rede social quer que as pessoas personalizem suas publicações. Uma coisa que você precisa ficar muito atento, é sobre as hashtags banidas, evite usá-las.

6. O que colocar na Bio do Instagram da igreja?

O que destacar na Bio do Instagram da igreja é uma escolha sua, ou seja, ninguém melhor que você para descrever um pouco sobre ela. Entretanto, podemos te ajudar com algumas dicas. Mas, antes de tudo, é importante você destacar o nome do seu Ministério, horários e dias de cultos, e a localização. Se desejar, pode colocar também o nome do pastor local, ou presidente. Escolha uma categoria relacionada, isso ajuda muito a especificar a sua página.

Agora, sobre o que colocar na Bio, seria muito interessante um versículo da Bíblia, como por exemplo: “A fé vem por se ouvir a mensagem” – Romanos 10:17. ou, “Quem é de Deus ouve as palavras de Deus” – João 8:47.

Na estratégia de SEO, use algumas palavras chaves na descrição da sua Bio. Ainda, não deixe de empregar as palavras chaves nas suas postagens, desde que sejam colocadas de forma natural. A importância delas, é para ajudar no rankeamento do seu Instagram.

O que vai ajudar muito também, são os famosos links. Quer dizer, se você tiver um website, poderá colocar o link dele na Bio. Ou seja, usando um link que leva a vários links, sem dúvida irá direcionar as pessoas aos seus links da web mais importantes.

E, para quem não sabe, o Instagram agora disponibilizou o uso dos links nos stories de todas as páginas no Instagram. Então, isso significa que pode vincular sites e ofertas no seu Instagram.

7. Escolha as melhores imagens

Não sei se você sabe, mas a maioria das postagens no Instagram são de vídeos e imagens. Contudo, na hora de fazer uma publicação, escolha sempre imagens de qualidade. Afinal de contas, imagens boas chamam atenção das pessoas. Evite usar imagens copiadas, pois pode prejudicar o seu engajamento. A ideia, é usar imagens únicas, e você pode fazer isso direto pelo Canva, um site totalmente gratuito e que não viola os direitos autorais.

Por tanto, seja uma pessoa disposta e organize o seu Feed, com imagens ou fotos criativas, e não deixe de caprichar nas legendas. Saiba que, quando uma pessoa visita o seu perfil pela primeira vez, ela observa se o seu Instagram é organizado ou não. Contudo, faça o melhor que estiver ao seu alcance, e invista fortemente nos stories. Sendo assim, quando você receber um novo visitante, ele poderá gostar da sua página e seguir ela.

8. Aposte nas parcerias

Uma das formas de ganhar seguidores mais rápido, é fazendo parcerias. É certo que, as empresas podem se beneficiar muito de parcerias com influencers ou creators. Saiba disso: o Instagram é um ninho recheado de criadores de conteúdo com diversos fãs. Entretanto, apostar no marketing de influência pode ser sim uma perfeita ideia.

Já ouviu falar que relógio não trabalha de graça? Pois é, para fazer isso, exige uma boa grana, dependendo do influenciador que você irá escolher. Contudo, uma coisa é certa, a sua página vai sim conseguir novos seguidores, não tenha dúvida. O que acontece, que provavelmente muitos não sabem, é que o público confia mais na indicação de influencers do que em anúncios.

E, por falar em anúncios pagos, com certeza ajuda sim a sua página ganhar seguidores bem mais rápido. Porém, a partir do momento que você paga o Instagram para divulgar o seu conteúdo para o público relevante, ele só irá engajar a sua página se você pagar novamente. Isto é, se não pagar, mesmo que você esteja presente no Instagram, portando, comentando, curtindo e fazendo outras interações, com certeza a sua página não vai se engajar como antes; a menos que você pague.

Por tanto, entre conteúdo patrocinado e parcerias, invista em parcerias. Lembre-se, esta dica é para conseguir seguidores mais rápido, e não vai prejudicar o seu engajamento. O que você não deve fazer jamais, é comprar seguidores. Pois, seguidores comprados não são relevantes para o seu conteúdo. Então, isso significa que eles não vão interagir com as suas postagens, muito menos trazer os resultados que você tanto espera.

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