Como surgiu a Igreja Evangélica? Entenda de uma vez a origem do protestantismo

A igreja evangélica foi a segunda a ser fundada no mundo. A primeira foi a católica, dividindo assim, as pessoas, as regras e a forma de como levar a palavra de Deus à todos.

O evangelismo ou cristianismo evangélico como são conhecidos no mundo, se trata de um movimento cristão protestante surgido no século XVII, após a Reforma Protestante, se tornando assim, uma vertente organizada com o surgimento dos metodistas entre os anglicanos, dos puritanos entre os calvinistas e Igrejas Reformadas, ambos na Inglaterra e dos pietistas entre os luteranos na Alemanha e Escandinávia.

Conforme as informações, as igrejas evangélicas começaram a surgir a partir do inconformismo do padre alemão, Martinho Lutero (1483-1546), em aceitar algumas práticas da Igreja Católica.

O movimento se tornou ainda mais significante nos EUA durante o Grande Despertamento dos séculos XVIII e XIX, onde conseguiu membros maiores do que na Europa.

O movimento segue a atrair adeptos em nível mundial no século XXI, especialmente no mundo em desenvolvimento. É um movimento que reúne diversos submovimentos, sendo os principais: Anabatismo, Igreja Batista e Pentecostalismo.

Quem fundou a igreja evangélica?

A primeira igreja evangélica que surgiu no mundo foi a luterana, fundada por Martinho Lutero. Com isto, começaram a surgir novas igrejas evangélicas, de contextos protestantes diferentes.

As principais são: Igreja Presbiteriana, Igreja Luterana, Igreja Anglicana e Igreja Batista.

História da igreja evangélica no Brasil

A primeira e maior igreja evangélica fundada no Brasil foi a Assembleia de Deus, em 1911, na cidade de Belém do Pará, pelos sueco-americanos Gunnar Vingren e Daniel Berg.

Esta igreja chegou ao Brasil através do intermédio dos missionários suecos, Gunnar Vingren e Daniel Berg, que aportaram em Belém, capital do Estado do Pará, no dia 19 de novembro de 1910, vindos dos Estados Unidos. A princípio, eles frequentaram a Igreja Batista, denominação a que ambos pertenciam nos EUA.

Em 2011, estimava-se que a denominação tinha 22,5 milhões de membros no país, sendo a maior denominação pentecostal do mundo.

Comentários

Por José Souza

Baiano, José Souza é um Jornalista. Atuou como freelancer para diversos sites conhecidos. Hoje, é colaborador do Diário Gospel. (Registro Profissional-5171/BA). E-mail: jjsouza_19@hotmail.com

Confira também:

Todos os Direitos Reservados ©2024 Diário Gospel