Jesus e Deus são a mesma pessoa? Confira a verdade sobre a trindade

Trindade. Certamente você já deve de ter ouvido essa palavra na igreja. Apesar dela não aparece na Bíblia, entretanto, é usada para descrever Deus que, sendo um só, tem três “pessoas”: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Mateus 28:19).

Acreditamos que Jesus é Deus, e a Bíblia nos traz esta afirmação (João 1:1-3, João 10:30, João 12:45, João 14:8-11). Entretanto, destacamos que temos o Deus Pai, Deus Filho, que é Jesus, e o Espírito Santo (1 João 5:1-12, 2 Coríntios 13:14, João 14:26).

É certo que, pode parecer totalmente estranho, porém, o Senhor é maior do que a nossa capacidade de compreendê-lo. Mas, o que homem sabe de Deus, foi declarado pelo próprio Deus, segundo Lucas 10:21-24.

O que é trindade?

Então, a palavra Trindade significa “três em um”. Ou seja, é uma palavra usada para explicar o conceito bíblico que Deus é um mas é três: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. No livro de 1 João 5:7, diz o seguinte: “Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um”. No entanto, em Mateus 28:19, temos outra afirmação que o Pai, Filho e Espírito Santo são um só: “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”; (Almeida Revista e Corrigida.

Por tanto, Deus é três em um. Isto é, sendo um, Ele tem três (Pai, Filho, e Espírito Santo). Por exemplo, é um pouco como um ovo, que tem a casca, a clara e a gema. Sendo assim, juntos são o ovo mas, são três partes diferentes do mesmo ovo.

Então, os três juntos são um só Deus. No entanto, diferente das partes do ovo, cada um (Pai, Filho, e Espírito Santo) é em si Deus, não apenas uma parte.

Só existe um Deus? Ou existem outros deuses além de Deus?

Há um só Deus, e a Bíblia nos traz esta afirmação, em Isaías 45:5-6, Romanos 3:30, Deuteronômio 6:4, 1 Reis 8:60, dentre outras passagens. É certo que, não há outros deuses, apenas um, o Deus da Bíblia, que é supremo. Entretanto, o texto bíblico não fala de três deuses, mas sim de um só Deus, o Senhor. É importante destacar que, a Trindade não é um conjunto de três deuses.

Jesus é o próprio Deus?

Na verdade, Jesus e Deus não são a mesma pessoa, isto é, a prova disso está em Atos 7:56: “E disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, que está em pé à mão direita de Deus”. Ainda, em João 6:38, a palavra de Deus diz: “Porque eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou”. No entanto, se Jesus e Deus são a mesma pessoa, Ele desceu do céu para fazer a vontade dEle ou a vontade do Pai, que enviou ele? Em conformidade com o texto bíblico, Jesus veio à terra para fazer a vontade de Deus. Sendo assim, o Pai e o Filho não são a mesma pessoa, pois o Filho apresenta a parte do Pai o tempo todo!

Jesus é Deus ou filho de Deus?

Jesus é filho de Deus. Mas, podemos afirmar à luz das Escrituras Sagradas que Jesus é Deus.

Por que Jesus é Filho? Então, para ser filho, a pessoa precisa ter um pai, e esse Pai é Deus. Contudo, do mesmo modo, para Deus ser Pai, Ele precisa depender de outra pessoa, que é o seu filho, esse filho é Jesus. No livro de Lucas 3:21,22, a Bíblia o seguinte: “E aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu, e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és meu Filho amado; em ti me tenho comprazido. Tudo que está na Bíblia é verdade, e devemos crer que Jesus é o filho de Deus, pois esse versículo é a prova que Jesus tem um Pai.

Jesus é Deus?

Sim, há provas que Jesus é Deus. No livro de João 1:1-2, temos esta afirmação: “No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus”. Entretanto, aqui podemos entender que Jesus estava com Deus, Ele era Deus. Ou seja, Deus pai, Deus filho, trabalhando juntos. Em Colossenses 2:9, também diz: “porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade”. Isto é, afirmando que Jesus é Deus.

Já em Isaías 9:6, diz o seguinte: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”. Vale ressaltar aqui, que, filho de Deus todos nós somos. Entretanto, podemos afirmar que Jesus é o Deus filho. Por tanto, Deus filho só Ele é.

A Bíblia diz que Jesus sendo Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Filipenses 2:5-7, afirma isso: “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens”. Então, aqui diz que Jesus era Deus, e mesmo sendo Deus, Ele se esvaziou, não da divindade, mas dos atributos da divindade. Ou seja, da onipresença, por exemplo, pois Ele não poderia estar em todo lugar. Isto é, ele continua sendo Deus, embora limitado, Ele se esvaziou. Sim, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens, como foi dito nesse versículo.

Jesus afirma ser Deus?

Não há nenhuma passagem bíblica que fala que Jesus afirmou ser Deus. No entanto, encontramos no Texto Sagrado várias formas em que Jesus afirmou ser Deus: Em João 10:30-33, Jesus disse que Ele e Deus eram um. Ou seja, o mesmo que dizer “Eu sou Deus!”. Contudo, os judeus ao entenderam isso, tentaram apedrejar Jesus!

Ainda, em João 8:28 e João 8:58-59, Jesus afirmou ser o Eu Sou, quando foi questionado quem Ele era. No entanto, a Bíblia diz em Êxodo 3:13-14, que quando Moisés perguntou a Deus qual era Seu nome, o Senhor respondeu: Eu Sou!

Jesus não recusou ser adorado. Podemos observar no livro de Mateus 28:9, que Jesus deixou que as pessoas o adorassem. Entretanto, para os judeus, eles só deviam adorar a Deus, nunca a homens.

Além desses versículos, em Marcos 2:5-7, destaca que Jesus perdoava pecados. Contudo, os religiosos da época ficaram chocados, pois só Deus poderia perdoar os pecados.

Jesus afirmou ser a única Salvação. Temos esta certeza em João 5:24 e João 14:23. Ou seja, Jesus não afirmou somente ser a Salvação, segundo João 11:25, como ressuscitou e venceu a morte – Mateus 28:5-6 e Romanos 6:9.

Jesus revelou ser Deus

No Evangelho de João 14, há também outra passagem que nos ajuda a entender que Jesus é Deus. No entanto, em João 14:5, a história conta que Tomé indagou a Jesus para onde Ele iria e que caminho tomar. Entretanto, de acordo com João 14:7, Cristo respondeu a Tomé, dizendo: “Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis e o tendes visto”. Por tanto, além de Jesus afirmar que era o único caminho que levava à Salvação, o Senhor revelou que era Deus. Sim, e que estava na frente de todas aquelas pessoas.

A Bíblia também destaca no livro de João 14:8, que, Filipe, ainda sem compreender, disse a Jesus: “Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras”.

Comentários

Confira também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os Direitos Reservados ©2024 Diário Gospel