Arrepender-se e ser batizado! O que isso significa?

O arrependimento é algo existente na vida das pessoas quando elas voltam atrás daquilo que foi praticado em busca do perdão.

Isso acontece com boa parte dos cristãos que por um deslize, abandonam o compromisso com Deus para ir ao mundo da ilusão e depois se arrepende e volta a caminhar para as igrejas em busca da salvação.

De outra forma, o arrependimento acontece quando alguém não apenas admitiu seu pecado a Deus, mas pediu ajuda para vencer esse pecado e limpar o coração.

A palavra Arrepender -se significa “ficar triste pelo passado e buscar perdão; sentir tal arrependimento pelos pecados, crimes ou omissões que produz a emenda da vida”.

Em 2 Crônicas 7:14, Deus revela que quer que seu povo “se humilhe, ore, busque a minha face e se converta de seus maus caminhos”, isso significa o arrependimento. Se o povo do Senhor fizer isso, Ele “ouvirá do céu e perdoará seus pecados e curará sua terra”.

Arrependimento verdadeiro ou falso?

O Senhor já conhece o pecado de cada pessoa e suas intenções. Deus sabe exatamente se a determinação de alguém de se afastar do pecado é verdadeira ou falsa. Arrepender-se falsamente equivale a nada menos que perjúrio diante do Senhor: isso sugere a seriedade do arrependimento.

Em 2 Crônicas 7:20, está claramente explicado que se o povo não se arrepender dos seus pecados, o que pode vim a acontecer. “Eu te arrancarei da minha terra que te dei, e esta casa que consagrei ao meu nome, lançarei fora de minha vista, e farei dela um provérbio e um provérbio entre todos os povos”.

Arrepender-se e ser batizado

Pedro explica que primeiro se arrependam, depois, sejam batizados. Isso significa que uma pessoa arrepende apenas uma única vez antes do batismo e então está suficientemente coberto contra o pecado para sempre? Não! claro que não, mas há algo significativo nessa ordem.

Durante um tempo de arrependimento, a pessoa está admitindo uma profunda necessidade de perdão, da cobertura do sangue de Cristo e de que o Espírito Santo mude seu coração. O Espírito descansou em Cristo depois do seu batismo.

Os crentes pedem para receber o Espírito Santo quando são batizados. Paulo explica que a verdadeira circuncisão é “realizada pelo Espírito de Deus”.

O arrependimento é como a purificação antes da circuncisão, e o batismo é como a circuncisão. Os ensinamentos de Pedro e Paulo ajudaram seu público a chegar ao entendimento de que nenhum desses atos foi uma obra salvadora; que uma pessoa pertencia a Deus com base na obra de Cristo, não na circuncisão.

“Ninguém nascido de Deus pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele, e ele não pode continuar pecando porque é nascido de Deus” ( 1 João 3:9 ).

Salvado pelo batismo

A salvação acontece quando alguém crê em Cristo para a salvação. O chamado para o batismo é um chamado para decidir se alguém está realmente pronto para declarar que Cristo é o Senhor e se submeter à obra santificadora do Espírito, que inicia com uma ficha limpa, um novo começo.

O batismo se torna um lembrete simbólico para o crente que pecou novamente e é levado ao arrependimento pelo Espírito.

Quando Jesus foi batizado, Ele “subiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descer como pomba e pousar sobre ele; e eis que uma voz do céu disse: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”, revela (Mateus 3:16-17).

O batismo também é comparado a um casamento. Como por exemplo, uma noiva e um noivo se casando, o cristão está se unindo à noiva (Igreja) e ao noivo (Cristo). Esta pessoa então declara publicamente sua intenção de seguir a Cristo como Salvador e Senhor, convida a igreja a mantê-lo responsável, convida a igreja a oferecer orientação e apoio, concorda com a missão e os valores declarados da igreja e está também de acordo a oferecer o mesmo apoio aos novos cristãos que vierem depois deles.

Portanto, o batismo é uma aliança de compromisso com Deus e se você ainda não se batizou, esteja preparado para quando entrar nas águas, firmar fielmente com o Senhor. Se a pessoa for um cristão que se desviou da igreja por algum deslize mas hoje está arrependido, busque o perdão e a salvação de forma verdadeira para que Deus possa entender que a determinação de alguém de se afastar do pecado é real e não falsa.

Comentários

Por José Souza

Baiano, José Souza é um Jornalista. Atuou como freelancer para diversos sites conhecidos. Hoje, é colaborador do Diário Gospel. (Registro Profissional-5171/BA). E-mail: jjsouza_19@hotmail.com

Confira também:

Todos os Direitos Reservados ©2024 Diário Gospel