Pix avança e começa a ser aceito em cultos de igrejas do Brasil

Reprodução/Internet

O Pix, novo meio de pagamento eletrônico instantâneo, rápido, gratuito e com segurança, está avançando cada vez mais e chegando nas igrejas do Brasil, em contribuições para dízimo durante as celebrações até a coleta de doações para compra de cestas básicas.

Segundo as informações, as instituições religiosas atribuem a escolha do sistema à praticidade, agilidade, ausência de taxas e possibilidade de doações remotas realizadas pelos fiéis.

Este novo método de pagamento teve um recorde com 50,3 milhões de transações em um único dia do mês de dezembro e conforme os dados da InChurch (Empresa de aplicativo de gestão financeira destinado ao setor), com cerca de 30 mil igrejas em seu portfólio, o pix já é o responsável por uma em cada três transações para ofertas religiosas, dízimos e contribuições para eventos de igrejas.

O Pastor que participa do conselho de administração da igreja, Reinaldo Rodrigues, explicou que a adoção de meios de pagamento digitais facilitou a gestão de recursos e cresceu a transparência das contas da comunidade. “O Pix e outros meios eletrônicos agilizaram os fluxos da contribuição. Quando o fiel, dentro do seu orçamento, tem a disponibilidade do recurso, ele já transfere. Não precisa aguardar ir fisicamente à Igreja, no final de semana”, disse.

Na Igreja Batista Memorial de Alphaville, em Barueri (SP), cestinhas de vime ou sacolas de tecido que comumente começaram a circular pelas fileiras de bancos de igrejas durante a coleta do dízimo, em meio a cultos e missas, têm sido substituídas pelo celular dos fiéis.

Com o celular, eles conseguiram fazer transações rápidas, ao som de um hino musical sobre gratidão preferenciado para o momento da celebração litúrgica destinado às doações.

Pandemia

Até o começo da pandemia, em março de 2020, as doações eram realizadas apenas em espécie durante as visitas à igreja ou via correio, em envelopes. Depois do isolamento social no mundo inteiro por conta das complicações do novo coronavírus (Covid-19) que fechou muitas igrejas e outras instituições, muitos começaram a optar por aplicativos para fazer seus pagamentos e recebimentos, mas, o que facilitou muito foi a chegada do pix que, além da facilidade de solicitar apenas uma chave, seja cpf, número de celular ou e-mail como dados da conta, ainda conta com total rapidez nos envios ou recebimentos de dinheiro.

De acordo com o Banco Central, o método de pagamento já foi feito pelo menos uma vez por 106,8 milhões de brasileiros desde sua implantação, em novembro de 2020.

Do Diário Gospel com informações do Notícias ao Minuto

Comentários

Por José Souza

Baiano, José Souza é um Jornalista. Atuou como freelancer para diversos sites conhecidos. Hoje, é colaborador do Diário Gospel. (Registro Profissional-5171/BA). E-mail: jjsouza_19@hotmail.com

Confira também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os Direitos Reservados ©2024 Diário Gospel