O que significa ‘o justo viverá pela fé’ na Bíblia? Explicação

No versículo Habacuque 2:4, da Bíblia, está escrito “Eis que a sua alma se incha, não é reta nele; mas o justo, pela sua fé, viverá”. Poucos devem entender o verdadeiro significado desta frase, mas é de grande importância para os cristãos.

Duas importantes palavras que devem ser preservada em nossas vidas, Justo e fé. Ser justo é ser uma pessoa boa, honesta, que caminha pelo caminho certo da vida. No entanto, em outras traduções da Bíblia – utilizam frases como “os justos”, “os que são bons”, “os que estão bem com Deus”, “a pessoa de integridade” ou “a pessoa que é piedosa”.

A palavra justo está também relacionada a pessoa que anda com o Senhor, que não são perfeitas, mas que se esforçam para seguir seus caminhos e não se desviam de seus ensinamentos ou mandamentos.

Mesmo quando as coisas estão escuras e sombrias e toda esperança parece perdida, o justo coloca sua confiança em Deus e se apegam à sua fé.

Já a palavra também representa algo muito positivo na vida das pessoas, principalmente quando mantemos ela para acreditar que algo vai dar certo. Seja nos momentos de angústia, quando passamos por momentos tristes ou queremos algo em nossas vidas, mantemos a fé para chegar ao objetivo.

O mesmo acontece com a ligação ao Senhor, se você tem fé em suas orações, Deus vai te ouvir em qualquer situação. A frase “viver pela fé” significa a forma pela qual se vive, uma escolha consciente de seguir a Deus e não os caminhos da cultura circundante, seja adorando falsos deuses ou outras ações malignas.

A fé também significa que os justos e justos vão viver por esse motivo. Isto é, porque eles escolhem confiar no Senhor e viver em alinhamento com Ele, por isso, eles serão salvos.

Diante dessas palavras, podemos já entender um pouco sobre o que significa na Bíblia, o versículo ‘o justo viverá pela fé’. Veja a seguir, alguns versículos relacionados a essa frase de justo e fé na Bíblia.

Onde na Bíblia está escrito ‘o justo viverá pela fé’?

Como citado acima, o versículo completo é: “Eis que a sua alma se incha, não é reta nele; mas o justo, pela sua fé, viverá”, visto em Habacuque 2:4 (Versão ARC). Já em outras tradução, como a NIV, revela assim: “Veja, o inimigo está inchado; seus desejos não são retos – mas o justo viverá por sua fidelidade”.

O contexto em torno disso mostra que Habacuque era um profeta na época anterior ao exílio dos israelitas na Babilônia e estava profundamente aborrecido com o comportamento perverso que estava vendo em seus companheiros judeus.

O livro é essencialmente um diálogo entre Habacuque e o Senhor onde ele faz perguntas ou declarações a Deus e então o Senhor responde, e eles vão e voltam.

Dentro desse diálogo, entendemos que o Senhor planeja punir os judeus por essa pecaminosidade enviando os implacáveis ​​e bárbaros babilônios para destruir sua cidade e levar o povo cativo.

Ao longo do livro, o Senhor mostra a Habacuque que a Babilônia também será destruída, e Ele tem um plano mestre de fazer tudo dar certo. No final, Habacuque confia em Deus e entende que o Senhor sabe o que está fazendo aqui, aceitando o que será.

Portanto, neste versículo, “o justo viverá pela fé”, o Senhor está explicando ao profeta que os maus babilônios são “os orgulhosos” ou “o inimigo” que são arrogantes e enganosos, mas em contraste, “os justos” são as pessoas boas. que confiam no enquanto experimentam o sofrimento e, ao fazê-lo, esses viverão e serão salvos.

Outros versículos que destacam a frase ‘O justo viverá pela fé’ são em Romanos 1:16-17, onde Paulo escreve: “Porque não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus que traz salvação a todo aquele que crê: primeiro ao judeu, depois ao gentio. Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: ‘O justo viverá pela fé’”.

Também pode ser encontrado em Gálatas 3:11, onde ele faz o mesmo, observando: “Claramente, ninguém que confia na lei é justificado diante de Deus, porque ‘o justo viverá pela fé’”.

Diante de todo esse conhecimento, devemos confiar sempre em nosso Deus soberano, exatamente isso o que devemos fazer.

Comentários

Por José Souza

Baiano, José Souza é um Jornalista. Atuou como freelancer para diversos sites conhecidos. Hoje, é colaborador do Diário Gospel. (Registro Profissional-5171/BA). E-mail: jjsouza_19@hotmail.com

Confira também:

Todos os Direitos Reservados ©2024 Diário Gospel