Estudo diz que pessoas inseguras sobre o seu relacionamento com Deus corre risco de sofrer ‘sofrimento mental’

Reprodução/Internet

O meio irmão de Jesus, Tiago, adverte no primeiro capítulo do livro de Tiago na Bíblia contra se aproximar de Deus com uma fé instável devido a uma instabilidade que acompanha o fato de ter uma “mente dupla”.

Hoje, um novo estudo indica que as pessoas que não têm certeza sobre seu relacionamento com Deus têm mais probabilidade de ter sofrimento mental do que outros cristãos.

“Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada censura; e ser-lhe-á dado. Mas deixe-o pedir com fé, nada duvidando. Pois aquele que vacila é como a onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Ele também acrescenta: “Pois não pense esse homem que receberá do Senhor alguma coisa. Um homem de mente dupla é instável em todos os seus sentidos”, explica Tiago nas Escrituras.

No mês passado, o Journal for the Scientific Study of Religion publicou o “Apego a Deus e angústia psicológica: Evidência de uma relação curvilínea”, onde os pesquisadores W. Matthew Henderson da Union University e Blake Kent do Westmont College concluem que “ansiedade ou falta de certeza sobre o relacionamento de alguém com o divino representa uma ameaça ao bem-estar psicológico”.

A Teoria do Apego

O estudo utilizou os dados nacionais da Pesquisa de Religião Baylor de 2010, incluindo mais de 1.600 americanos que acreditam em Deus e não se limitou apenas a cristãos, mas os entrevistados eram predominantemente cristãos.

Mesmo que as pesquisas anteriores tenham revelado que práticas religiosas como oração e assistência religiosa são “bastante protetoras da saúde mental das pessoas”, o professor assistente de sociologia na Union University no Tennessee, Henderson, afirmou ao The Christian Post que não havia muitos dados disponíveis sobre como “as crenças religiosas específicas das pessoas” afetam seus resultados de saúde mental.

“Achamos que era uma fraqueza bastante evidente porque a fé é uma parte importante da prática religiosa e estávamos especialmente interessados ​​nas crenças sobre Deus”, esclarece.

Com o uso de um conceito chamado Teoria do Apego, os pesquisadores começaram a examinar como as ideias específicas das pessoas sobre Deus e seu relacionamento com o divino impactam sua saúde mental. “A teoria do apego examina o vínculo criança-cuidador como um motivador central do comportamento humano e uma cartilha para relacionamentos interpessoais futuros. As crianças pequenas adotam um comportamento de busca por proximidade, aproximando-se dos cuidadores principais para se sentirem emocionalmente confortadas, apoiadas e seguras. Nessa função, os cuidadores fornecem aos bebês uma ‘base segura’ para explorar o mundo ”, observaram os pesquisadores. “O estilo de apego que uma criança desenvolve com o cuidador serve como um ‘modelo de trabalho interno’ …, uma coleção de estímulos neurológicos, biológicos, emocionais e sociais que se aglutinam para formar expectativas primárias para relacionamentos futuros.”

A Teoria do Apego, que tem sido utilizada para fornecer uma visão sobre a dinâmica de muitos contextos relacionais, propõe que os modelos internos de trabalho influenciam a natureza dos relacionamentos de um indivíduo ao longo da infância e na idade adulta.

O estilo de apego seguro

Os pesquisadores também o usaram para examinar as relações entre o estilo de apego seguro e as medidas de depressão, angústia, enfrentamento, funcionamento psicológico e outros resultados de saúde mental.

“O apego a Deus sumariamente é uma forma de medir as disposições das pessoas, como as disposições emocionais em relação a Deus. Portanto, se você acha que Deus é consistente e responsivo, geralmente chamamos isso de apego seguro a Deus. Se você acha que Deus está indiferente e distante e não pode realmente confiar nele, esse é um estilo de apego evitativo. E se você simplesmente não tem certeza, isso é uma espécie de apego ansioso”, explicou Henderson.

“O que descobrimos com a relação curvilínea foi que níveis mais altos de sofrimento psicológico foram previstos para as pessoas que estavam no meio desta medida segura de evitação”.

Já as pessoas que tinham um relacionamento mais seguro ou confiante com Deus e aqueles que tinham um relacionamento mais distante com o divino experimentaram níveis de estresse muito mais baixos. “Isso não é realmente o que seria esperado com base no apego anterior à pesquisa sobre Deus. Os níveis mais altos de sofrimento psicológico eram as pessoas que estavam no meio, e é aí que você começa esse tipo de corcunda curvilínea”, acrescenta Henderson.

Henderson ainda conta que se as pessoas que não têm certeza sobre seu relacionamento com Deus tiverem acesso ao apoio de uma igreja saudável, isso pode ajudar a aliviar um pouco de sua angústia. “Se as pessoas estão inseguras ou estão passando por uma pequena crise pessoal em suas vidas, e se essa crise tende a também se misturar com sua visão de Deus, quanto mais elas estão fazendo isso isoladas, mais eu acho que suas crenças vão levar à ansiedade, mas se eles puderem fazer isso em uma congregação saudável, provavelmente isso os levará a uma maior estabilidade em face dos momentos difíceis e estressantes em suas vidas.”

A crença em Deus e seu impacto na saúde mental

Ele também destaca que as descobertas do estudo mostram a absoluta complexidade da crença em Deus e seu impacto na saúde mental. “O que eu descobri pela primeira vez olhando para a pesquisa foi que você tinha que acreditar que Deus era uma certa forma [para] se correlacionar com uma boa saúde mental, que havia essa forma de acreditar em Deus que era mais saudável do que outras”, afirmou Henderson. E eu só não acho que estamos necessariamente vendo isso. Você pode acreditar em muitas coisas diferentes sobre Deus, e isso pode se correlacionar com uma saúde mental muito boa”.

O estudioso também apontou para algo que chamou de efeito Westboro, baseado na Igreja Batista Westboro em Topeka, Kansas. A congregação é uma controversa igreja familiar que se descreve como uma “Igreja Batista da Velha Escola” aderindo “aos ensinamentos da Bíblia”. A igreja prega contra todas as formas de pecado.

Fundado por Fred Phelps, que morreu em 2014, o ministério fundamentalista foi rotulado pelo Southern Poverty Law Center como “indiscutivelmente o grupo de ódio mais detestável e raivoso da América”. O slogan da igreja, “God Hates Fags”, é o nome de seu site principal. “Eles têm opiniões muito agressivas sobre Deus e [que] Deus é muito zangado, odioso e crítico e presumivelmente suas crenças sobre Deus, eu acho que na linguagem popular, assumiriam que eles provavelmente não são mentalmente saudáveis. Se você acredita que Deus está tão zangado, isso pode causar muito estresse em você. Não tenho dados para fazer backup disso, mas minha suspeita é que, mentalmente, eles podem realmente estar bem, porque se você acredita que Deus está super irado, mas não te odeia, você está bem”.

De acordo com Henderson, as crenças sobre Deus são muito mais compreendidas. “Estávamos mais convencidos de que, com base nas descobertas, as crenças sobre Deus são mais bem compreendidas contingentes às situações sociais em que estão e à maneira como ajudam as pessoas a dar sentido a seus ambientes sociais”.

E concluiu revelando que “o relacionamento das pessoas com Deus, a maneira como elas percebem Deus, isso muda com o tempo, especialmente quando elas se deparam com esses eventos estressantes da vida, que são inevitáveis”, disse.

Do Diário Gospel com informações do The Christian Post

Comentários

Por José Souza

Baiano, José Souza é um Jornalista. Atuou como freelancer para diversos sites conhecidos. Hoje, é colaborador do Diário Gospel. (Registro Profissional-5171/BA). E-mail: jjsouza_19@hotmail.com

Confira também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os Direitos Reservados ©2024 Diário Gospel