Segundo estudo do IPESPE, Fé é apontada como principal traço positivo do povo brasileiro

Imagem/Reprodução

Uma pesquisa do Observatório Febraban, desenvolvida pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), sobre percepção dos símbolos nacionais que melhor representam o Brasil e sua população, a fé foi apontada como principal traço positivo dos brasileiros.

A fé é a característica mais marcante dos brasileiros, afirmam 30% dos entrevistados. A resposta foi mais frequente na faixa etária de 45 a 59 anos (40%) e entre aqueles que cursaram até o ensino fundamental (39%).

Para 20% dos entrevistados, a criatividade foi o segundo traço mais citado. Outros 15% consideram a capacidade de superação como principal característica do povo brasileiro.

O último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2010, mostra que o número de cristãos evangélicos no Brasil teve um crescimento de 61% em 10 anos.

Conforme uma pesquisa da Datafolha de 2019, 31% dos brasileiros seguem a fé evangélica e coloca o Brasil como o quarto país com mais evangélicos no mundo, segundo Sébastien Fath, historiador e pesquisador do CNRS (Centro Nacional de Pesquisa Científica), na França.

De acordo com uma pesquisa Retratos da Leitura realizada pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural,em 2020, a Bíblia é o livro mais lido no país (35%), seguida por livros religiosos (22%). O estudo revelou que a população acima de 30 anos dá preferência aos livros sobre a fé.

Durante a pandemia do Covid-19, em 2020, a igreja foi o primeiro local apontado pelos brasileiros como lugar que gostariam de voltar a frequentar depois do fim das medidas de isolamento social.

Do Diário Gospel com informações do O Globo, e Guiame.

Comentários

Por José Souza

Baiano, José Souza é um Jornalista. Atuou como freelancer para diversos sites conhecidos. Hoje, é colaborador do Diário Gospel. (Registro Profissional-5171/BA). E-mail: jjsouza_19@hotmail.com

Confira também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os Direitos Reservados ©2024 Diário Gospel