Governo Bolsonaro diminui verbas de emissoras religiosas e aumenta as da Globo

Reprodução/TV Globo

Tendo como uma das emissoras opostas do governo Bolsonaro na qual ele sempre fez críticas, a TV Globo consegue se destacar cada vez mais na importância da comunicação.

Segundo o Veja, a Rede Globo de Televisão voltou a ser a emissora que mais recebe fatia das verbas destinadas à publicidade do governo federal papagas através da Secretaria Especial de Comunicação (Secom) do Palácio do Planalto.

Até o início de novembro deste ano, a emissora já recebeu repasse de 54 milhões de reais, ante 50 milhões em 2020 e 33,3 milhões em 2019 – como o ano ainda não finalizou, há a possibilidade de ainda haver um crescimento maior ainda.

Já as outras emissoras de TV como Record e SBT, que em 2019 e 2020 ocuparam, respectivamente, a primeira e a segunda colocações, voltaram a ficar em segundo e terceiro lugar na lista de maiores pagamentos.

Em contraposição aos caixas mais cheios da Rede Globo, as TVs religiosas, que falam com um dos eleitorados mais fiéis a Bolsonaro, viram minguar o dinheiro pago pela Secom para divulgação das atividades do governo federal.

Juntando as sete emissoras evangélicas e católicas que receberam verba do governo a partir do ano de 2019, a quantia, que ficou estável no período de 2019 à 2020 (de 3,8 milhões de reais para 3,2 milhões de reais), teve uma queda neste ano de 2021 para 1,1 milhão de reais – apesar de o ano ainda não ter chegado ao fim, é pouco provável que o valor destinado a elas fique próximo dos anos anteriores.

A mudança na distribuição de verbas para publicidade acontece depois que o Tribunal de Contas da União (TCU) ter divulgado em agosto de 2020, dados de uma auditoria que aponta falta de critérios técnicos no rateiro do dinheiro. Uns desses critérios que devem ser utilizados nessa divisão, por exemplo, o ibope das emissoras, a TV Globo alcança mais audiência do que o SBT e Record.

Do Diário Gospel com informações do Veja

Comentários

Por José Souza

Baiano, José Souza é um Jornalista. Atuou como freelancer para diversos sites conhecidos. Hoje, é colaborador do Diário Gospel. (Registro Profissional-5171/BA). E-mail: jjsouza_19@hotmail.com

Confira também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os Direitos Reservados ©2024 Diário Gospel