Auxílio Brasil: Prazo para atualização do Cadastro é prorrogado por mais 30 dias

Os beneficiários dos programas sociais do governo Federal que precisariam atualizar os dados do cadastro até esta sexta-feira (14), poderão ficar mais tranquilos.

É que já foi prorrogado pelo Ministério da Cidadania, o prazo de revisão de dados das famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).

O responsável pela família inscrita no programa terá agora mais 30 dias para atualizar as informações junto aos municípios.

Atualização do cadastro

A Revisão Cadastral consiste em solicitar à família, a atualização dos registros do Cadastro Único, caso esteja há mais de 2 anos sem nenhuma alteração.

As famílias inscritas no Cadúnico precisam atualizar os dados a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração. Quem for convocado para averiguação e revisão de dados deve comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou a um posto de atendimento do Cadastro Único do município.

A atualização cadastral é fundamental para assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas na base do Cadúnico estejam sempre de acordo com a realidade das famílias.

Programas sociais como o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e a ID Jovem, exigem que o cadastro esteja atualizado para que as famílias possam receber os benefícios.

Por conta dos impactos da pandemia da covid-19, o Ministério da Cidadania escalonou o processo de revisão cadastral. Neste ano, apenas as famílias com cadastros que foram atualizados pela última vez em 2016 ou 2017 foram convocadas para atualizar os dados no Cadastro Único.

Beneficiários que atualizaram dados pela última vez em 2018 ou 2019 serão convocadas nos próximos anos.

Como fazer parte dos programas sociais do governo?

Para participar dos programas sociais do governo, o responsável pela família deve procurar os Centros de Assistência Social (CRAS) de seu município, levando seus documentos pessoais juntamente com os dados dos demais membros e fazer o cadastro.

Após análise da equipe do governo, uma notificação será dada após cerca de 45 dias, alertando se a família foi confirmada para fazer parte do programa ou não.

Para receber o benefício, as famílias devem cumprir as regras como por exemplo, comprovar que vivem em situação de pobreza ou de extrema-pobreza.

Comentários

Por José Souza

Baiano, José Souza é um Jornalista. Atuou como freelancer para diversos sites conhecidos. Hoje, é colaborador do Diário Gospel. (Registro Profissional-5171/BA). E-mail: jjsouza_19@hotmail.com

Confira também:

Todos os Direitos Reservados ©2024 Diário Gospel