3 pregações evangélicas fortes por escritas

Pregar não é apenas nascer com o dom mas também a maneira de falar, de expressar e de fazer com o que as pessoas possam entender a base dos ensinamentos bíblicos e se comover diante da realidade em que vivemos.

Precisamos entender o lado espiritual e passar a seguir o caminho certo da vida e livrar das tentações que nos perseguem. Existem muitas pregações curtas, longas, sejam em vídeos ou audios, porém, dificilmente na escrita.

Abaixo, destacamos três pregações cristãs para você ler e entender um pouco sobre os ensinamentos bíblicos. Aqui, selecionamos algumas do pregador Manassés, nas quais foram lançados em seu portal.

1 – O Cristão É… Cidadão do céu

Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas, mas, vendo-as de longe, e crendo nelas, e abraçando- as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. (Hebreus 11:13)

Esse texto de forma simples sugere que, o cristão é um cidadão do céu. Embora o texto não diga isso claramente, ele sugere. Pois ao mencionar o povo de Deus como peregrinos e estrangeiros na terra, logo fica subentendido que a terra não é o país oficial deles. O próprio Jesus prometeu moradas na casa do pai (Jo 14:1-3).

Obviamente que, existe todo um contexto e uma literalidade no texto. Porém, olhando o texto de forma espiritual aplicada ás nossas vidas, podemos sim, dizer e afirmar que somos cidadãos do céu.

Nós somos chamados para sermos uma nova criatura, para uma nova vida, uma nova morada, uma nova terra e um novo céu. Então, por que o cristão precisaria entender de política? Por que o cristão iria se preocupar com questões dessa terra, sendo que, ele não é dessa terra?

A verdade é que, se somos de fato cidadãos do céu então temos uma responsabilidade maior ainda do que os cidadãos da terra enquanto estamos aqui. Vejamos:

Um cidadão do céu, e neste caso o céu seria referência á outro país, é um embaixador na terra. Pois se você não esta no seu país, e tem morada fixa aqui, então você é um embaixador. E Paulo é quem afirma isso em 2 Coríntios 5:20.

Um cidadão do céu, além de embaixador é um recrutador. Pois Jesus mandou a todos que fossem pregando o evangelho e fazendo discípulos (Mt 28:19,20). Ora, fazer discípulos é transformar os cidadãos da terra em cidadãos do céu e igualmente embaixadores também.

E a principal função de um embaixador é proteger os cidadãos do seu país. Um embaixador é um representante legal, isto é, com poder e autoridade das leis do seu país, para aplica-las no lugar onde ele esta.

Por exemplo, a embaixada americana que fica em Santo Amaro São Paulo, tem poder e autoridade legal sobre os americanos que circulam pelo Brasil. E sua principal função é justamente proteger os americanos que por quaisquer motivos, estão no Brasil.

E se somos embaixadores, e temos como função proteger os nossos irmãos em Cristo, que também são cidadãos do céu. Então, a política faz parte dos nossos interesses porque ela pode prejudicar os cidadãos do céu.

Outro detalhe muito importante e absurdamente claro nas escrituras, é que uma pessoa pode ter várias cidadanias quanto quiser. A bíblia mostra um homem que comprou a cidadania romana, e ao mesmo tempo mostra Paulo, um Judeu, que nasceu romano. (At 22:27,28).

Então Paulo é cidadão judeu e romano ao mesmo tempo. E além disso, é também um cidadão do céu.

E isso acontece porque, a cidadania Judaica não tem a ver com território e sim com sangue, pois não é judeu quem nasce em Israel, só é judeu quem descende de Abraão, Isaque e Jacó.

Da mesma forma, ser um cidadão do céu também não tem a ver com território, mas sim com o sangue de Jesus. Só é cidadão do céu quem nasceu de novo, da água e do Espírito. Como esta escrito:

Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. (João 3:5).

E por isso, somos chamados também de filhos de Abraão pela fé. (Gl 3:9). E igualmente a Paulo que era romano de nascimento, assim também você é brasileiro de nascimento, caso tenha nascido no Brasil, ou seja, sua cidadania terrena é conforme o lugar que você nasceu.

Enquanto que a cidadania celestial é conforme o sangue de Cristo que nos aproxima a todos e por isso somos irmãos em Cristo e filhos de Deus. Mas assim como a cidadania celestial não impedia Paulo de usar seus direitos de cidadão romano, assim também nós podemos fazê-lo.

E se Paulo usou seus direitos de cidadão romano para defender a si mesmo e beneficiar a si mesmo (At 25:11. 28:19), muito mais nós podemos usar o nosso direito como cidadãos do Brasil para beneficiar a igreja de Jesus Cristo até o seu retorno ajudando os nossos irmãos aqui.

Então a política é importante para o cristão, porque é importante para qualquer cidadão terreno. Aliás, você como cristão já exerce sua cidadania terrena em muitas áreas, por exemplo:

Se for vítima de roubo, você exerce seu direito como cidadão e chama a polícia, faz boletim de ocorrência. E se for vítima de abuso e exploração na firma aonde trabalha, você exerce seu direito como cidadão e processa.

E se ficar doente, você exerce seu direito como cidadão e vai ao médico, ao sus, ao convênio. Enfim, todas essas coisas e muitas outras fazem parte da sua cidadania terrena.

E isso significa que, não é possível viver aqui na terra sem exercer sua cidadania. Portanto, dizer que não se importa com política, é hipocrisia. Pois esta em nossas mãos escolher a liderança do país.

Porque se o cristão não escolher a melhor opção para governar a nação, então os ímpios irão escolher. Se você não fizer o bem, deixará espaço para outros fazerem o mal.

A bíblia esta cheia de pessoas que participaram ativamente na política de um país que não era deles. E podemos sim, seguir o exemplo, começando com José no Egito. Ele não era do Egito, mas aceitou governar aquela nação e por causa do governo dele, Deus abençoou todo o Egito.

Assim o cristão não é da terra, mas pode e deve participar ativamente exercendo poder e autoridade legal enquanto viver aqui.

A bíblia mostra Abraão fazendo acordos e parcerias com as lideranças políticas da terra aonde ele era peregrino. Fez aliança com Melquisedeque REI de Salém (Gn 14:18ss). Fez a aliança com Abimeleque REI de Gerar (Gn 21:23,24).

Assim como também a bíblia mostra o mesmo Abraão enfrentando e batendo de frente com várias lideranças políticas de nações que não eram dele, fazendo guerra contra eles. (Gn 14:12-17).

Abraão entrou em guerra com vários reis por causa da justiça, isto é, princípios e valores, o que é certo e o que é errado, e não somente isso, mas envolvendo um homem justo, seu sobrinho Ló, e envolvendo uma família, a família de Ló.

Então por causa de justiça, princípios, valores, ética, uma pessoa justa, para defender e salvar uma família inteira, Abraão enfrentou aqueles líderes, ainda que ele mesmo não fosse político.

Hoje a nossa luta se faz pelo voto. Exerça sua cidadania, ajude a salvar famílias, vote, e escolha igualmente Abraão escolheu. As opções de Abraão eram:

Apoiar os reis, políticos que destruíam famílias, tiravam a liberdade das pessoas e roubavam a riqueza do povo. Ou apoiar os princípios e valores de Deus, que é a favor da família e da liberdade.

Se ele apoiasse os reis maus, não precisaria fazer nada. E isso é incrível porque é igual hoje. Para apoiar a maldade, basta não fazer nada. Mas se Abraão quer restaurar a família de Ló, então ele precisa lutar. E assim também é hoje.

Vamos salvar os nossos irmãos. Vamos salvar a família. Nossa luta é através do voto. É um direto como cidadão terreno, mas uma obrigação moral como cidadão celestial. Amém!!!

2 – Mentira do Diabo: Seu Pecado não tem Perdão!

At 10:43 A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome.

Alguma vez você já pensou que não teria perdão para você? Que Deus não te perdoaria outra vez? Que agora você foi longe demais nos seus pecados, e que a graça de Deus acabou para ti? Que o amor do Senhor passou, e sobrou apenas ira para derramar sobre ti? Que Deus já esta cansado de perdoar você toda vez pelo mesmo pecado?

Sejamos sinceros. Há pecados que não sabemos e por isso caímos neles. E ficamos aliviados por ter pelo menos uma “justificativa” para falar diante de Deus dizendo: “Senhor, eu não sabia que isso era errado”.

Porém, os pecados que não conhecemos são poucos, quase inexistentes. Sejamos sinceros. Conhecemos praticamente todos os pecados que cometemos. E assim, em 99% das vezes que pecamos, é consciente. Nós sabíamos que era pecado. Nós sabíamos e mesmo assim pecamos.

É possível enganar os homens. Mas é impossível enganar a Deus que sonda corações e mentes. Então sim, Deus sabe que você sabia que era pecado e mesmo assim o fez. E por que estou falando disso?

É porque é assim mesmo que acontece. Depois de cometer vários pecados conscientes, sabendo que são pecados, e pecando mesmo assim; é aí então que o diabo vem para colocar na sua cabeça que você passou dos limites e que a graça de Deus acabou!

Que o Senhor esta cansado de te perdoar. Que o sangue de Jesus não é para desperdiçar com alguém tão mal e cheio de defeitos e vícios como você. Que Deus prefere perdoar aqueles que são melhores do que você, porque eles sim, valorizam o perdão de Deus.

Eu não quero defender o pecado de ninguém. E também não quero defender pecadores. Não há necessidade disso. Mas quero, pela palavra de Deus, desfazer a mentira do diabo.

Veja que, primeiro, todos os profetas dão testemunho de que todos os que nele creem, receberão o perdão dos pecados pelo seu nome. (At 13:43). Acontece que, por algum motivo, nós pensamos que essas coisas são só para novos convertidos, que só podemos receber esse perdão uma vez.

Eu não duvido de que isso tenha sido posto na nossa mente pelo diabo também. Afinal, que absurdo! Como assim Deus irá nos perdoar só uma vez? Não faz sentido nenhum.

Imagine ensinar seu filho a escrever, e perdoar só uma vez. Caso ele não aprenda de primeira, receberá o castigo.
Imagine ensinar a criança a andar de bicicleta, e perdoar só uma vez. Se ela cair na segunda, já era, perdeu a chance.
Imagine se você tivesse só uma chance para aprender a andar? Então estaria engatinhando até hoje.
Se nós que somos maus, damos várias chances aos nossos. Quanto mais nosso pai celestial não nos dará muitas oportunidades? Se ele mesmo ensinou que devemos perdoar nossos irmãos 70×7? E se esse é o nível de perdão entre irmãos, quão alto e elevado é o nível de perdão entre pai e filho? Quantas vezes então Deus, o pai, estará disposto a perdoar seus filhos?

Perdoar só uma vez, é como limitar o sangue de Cristo, diminuindo seu poder, de maneira que ele não cobriu os pecados de toda humanidade, mas cobriu apenas 1 pecado para cada pessoa. E se fosse assim, ninguém se salvaria. Porque não há um só homem que tenha pecado apenas uma vez.

Com exceção do diabo, que pecou só uma vez e perdeu a chance. Mas ele não é homem, é só um espírito caído cujo fim esta chegando depressa em breve.

Graças a Deus a bíblia diz:

1Jo 2:2 E ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.

Veja que João é enfático. Ele diz: “todo o mundo”. Na versão ARA diz assim: “mundo inteiro”. Isto porque no original grego, é possível que a palavra “mundo” não faça referência ao planeta, mas somente ao que conhecemos, ao nosso ‘mundinho’. Por isso, ele usa um complemento que é, “todo” ou “inteiro”. Para deixar claro que Cristo é a propiciação pelos pecados de toda a humanidade.

Porque em Romanos 3:23 diz: “Todos pecaram…” Se esse ‘todos’ aqui se refere á todo ser humano que já existiu e que ainda irá existir, então a propiciação também precisa alcançar ‘todos’ na mesma proporção.

E obviamente, que você irá dizer: “Quem me dera ter caído só duas ou três vezes”. Ainda assim, há perdão para ti. Porque cair várias vezes faz parte do processo de aperfeiçoamento através do arrependimento que se repete e amadurece mais toda vez que você se recupera. Em outras palavras, toda vez que você se levanta de uma queda, levanta mais forte. (Pv 24:16).

E a pergunta é: Como eu posso me levantar outra vez? Sendo que já perdi as contas de quantas vezes eu caí? A bíblia diz:

At 13:39 E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê.

Então esse segredo simples, a lei não pode te justificar, portanto seguir regras nunca irá justificar você. Não é por seguir regras que Deus te perdoa. Em outras palavras, isso é como os homens agem. Eles dizem:

“Você errou, você falhou. Mas como foi um bom funcionário, que durante anos seguiu as regras direitinho, então eu vou te dar o benefício da dúvida.”

Entenda, não é assim que Deus perdoa alguém. Não é assim que Deus dá outra chance para você. Porque a lei de Moisés, que é de Deus, que é superior a qualquer lei e melhor do que qualquer conjunto de regras, da qual esta escrito que é perfeita e justa e boa (Sl 19:7. Rm 7:12); ela não pode te justificar, por mais perfeita que seja.

Mas o que te justifica? Ora, é justificado todo aquele que crê! Eis o segredo, é pela fé. Mas calma, vamos entender mais e melhor isso. A bíblia diz:

Rm 3:24 sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus,

A justificação é pela fé. Ponto! Mas também é de graça. Ponto. E é por causa da redenção que Cristo alcançou para nós quando morreu na cruz. Ponto!

O diabo sempre vai colocar “regras” na sua frente e dizer: “Você não seguiu as regras, por isso o perdão acabou”. O diabo sempre vai mostrar o preço da redenção e dizer: “Você não pagou o preço, e não tem condições de pagar, por isso o perdão acabou”. Outrossim, ele pode também mostrar o quão longe você esta de alcançar a redenção, e dizer que isso é impossível porque você já pecou demais.

Mas chupa essa satanás, é pela fé, e não por regras, e é de graça, não preciso pagar e nem poderia, e é alcançada por Cristo, e não por mim.

Não é pelo que você faz. É por quem você acredita. Jesus.
Não é pelo preço que você pode pagar. É de graça. Cristo pagou e deu á você. Totalmente de graça.
Não é por merecimento. Porque todos pecaram, portanto ninguém merece. Mas o único que não pegou, alcançou essa redenção por ti.
Porque é pela fé. Por isso, o diabo vai sempre dizer que você não tem mais jeito, pois assim, ele te faz parar de acreditar. E parando de acreditar, você não consegue alcançar o perdão e não tem paz na alma. Por isso, não caia na mentira do diabo, porque tem perdão sim.

E se com tudo você ainda não conseguir acreditar. Lembre-se que, a palavra de Deus é a verdade, enquanto o diabo é mentiroso e não há verdade nele. Portanto, escolha: Acreditar na bíblia que é a verdade, ou acreditar no diabo que é a mentira?

E diz mais o texto sagrado:

Rm 3:28 Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei.

E novamente, o diabo vai te levar a pensar que isso é só para novos convertidos. E que nós que somos já convertidos, não temos mais essa chance de perdão. Não caia nessa mentira. Pois isso é para todos que estão chegando a Cristo, e muito mais para os que já chegaram á Ele. Porque João disse para a igreja:

1Jo 1:9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

E o sábio escreveu para justos:

Pv 28:13 O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.

O diabo quer que você pare de acreditar, e também quer que você esconda suas transgressões. Mas eu pergunto a ti:

Quem foi que alcançou justificação pela fé depois de ter mentido covardemente no Egito e se tornou pai da fé?
E quem foi que alcançou perdão após ter adulterado e matado e ainda assim não perdeu a coroa?
E quem foi avisado do pecado, e logo pecou 3 vezes seguidas traindo a confiança do mestre e mesmo assim foi perdoado sem pedir perdão?
Porque Pedro não foi avisado do pecado com alguns dias de antecedência, para depois esquecer do aviso. Ele foi avisado poucas horas antes de pecar. E também não pediu perdão sobre isso, pois estava envergonhado demais para tocar no assunto. E nem mesmo Cristo tocou no assunto, mas gentilmente o levou a confessar seu amor perguntando a Ele: Tu me amas? (Jo 21:15-17).

Se ao declarar com sinceridade de coração, que amamos a Deus, já vale como confissão e alcança perdão. Quanto mais valor não terá a confissão de fato? Bem disse o salmista:

Sl 32:5 Confessei-te o meu pecado e a minha maldade não encobri; dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado.

Por que Jesus avisou a Pedro que ele iria pecar? Ora, para que Pedro saiba que Jesus conhece seu coração e sua fraqueza, e que nenhum dos seus erros irá surpreender a Deus. Em outras palavras, os seus pecados já foram vistos por Deus antes de você os cometer.

E por que Jesus perguntou se Pedro o amava? Ora, Jesus já sabe a resposta. Mas precisa perguntar, porque o pecado fez Pedro esquecer disso. Muitas vezes nós precisamos ser lembrados de que ainda amamos a Deus. Precisamos ser lembrados de que, aquele primeiro amor, não apagou, não esfriou, não desapareceu, mas ainda esta vivo em nosso coração.

Porque o pecado nos faz esquecer que amamos a Deus, porque ele atrapalha nossa visão de nós mesmos. E por isso o Senhor o fez lembrar-se disso. Para que Pedro mesmo declarasse dizendo: Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo. E para que Pedro pudesse se ver, da forma como Cristo o vê.

Porque naquele momento, Pedro se via apenas como pecador miserável traidor que não merece mais nada. Porém, Jesus o via como alguém que ama a Deus e que foi chamado para apascentar as suas ovelhas.

Não deixe o pecado te fazer esquecer o seu amor por Cristo. Não deixe o pecado te fazer esquecer o seu chamado. Declare que você o ama. Embora seja cheio de defeitos. E que aceita o chamado. Embora esteja morrendo de medo de errar outra vez.

Porque Pedro errou outras vezes depois disso. E foi perdoado outras vezes. Mas ele entendeu o amor de Deus. E por isso, nunca mais ele disse: “vou pescar”. Nunca mais ele pensou em voltar para a antiga vida.

Portanto, não tenha medo de confessar o seu pecado. E mais importante do que isso é dizer: Eu te amo Senhor. E sei que é o teu amor que me leva á te amar. Pois como esta escrito: Nós o amamos, porque ele nos amou primeiro. (1Jo 4:19).

3 – Deus de Promessas – Pregação Evangélica

(Gn 21:16) E foi-se e assentou-se em frente, afastando-se a distância de um tiro de arco; porque dizia: Que não veja eu morrer o menino. E assentou-se em frente, e levantou a sua voz, e chorou.

É difícil ser mãe solteira. Agar foi despejada da casa de Abraão e Sara. E mandada para qualquer lugar, longe dali. Ao que tudo indica, ela não teve uma rescisão ou qualquer tipo de herança que pudesse levar para refazer sua vida, e nem mesmo uma ajuda que fosse suficiente para sustentar a criança até a fase adulta, isto é, nenhum tipo de pensão.

Embora Abraão tivesse gados, poços, camelos, escravos, ouro e prata. Nada disso ele separou para Agar. Apenas pão e um odre de água.

É triste do ponto de vista do brasileiro, que esta acostumado a receber recisão, seguro desemprego, férias vencidas, fundo de garantia e ainda consegue reclamar como se não tivesse recebido nada; além dos que processam o patrão por motivos pequenos.

Obviamente, cada caso é um caso. Mas se a bíblia não condena Abraão por agir assim, logo há muita gente folgada nesse mundo, porém o cristão precisa aprender a depender de Deus e não dos homens.

Pois o que Deus disse diante dessa situação? Ora, o Senhor apoiou o desepejo de Agar, apesar de Abraão se compadecer, teve que ouvir a voz de Deus. Esta escrito:

Gn 21:12 Porém Deus disse a Abraão: Não te pareça mal aos teus olhos acerca do moço e acerca da tua serva; em tudo o que Sara te diz, ouve a sua voz; porque em Isaque será chamada a tua semente.

Ou seja, Sara mandou demitir Agar, Abraão evitou, mas Deus apoiou e mandou que Abraão fizesse tudo que Sara pedisse, e Sara decidiu não dar nada para Agar, porque era tudo de Isaque. Mas a pergunta é: Qual seria o futuro de Agar?

A resposta é simples: O que uma pessoa faz quando perde um emprego? Ela procura outro. Então o futuro de Agar seria procurar outra família que estivesse precisando de escravos e assim, iria garantir o seu futuro, mas continuaria escrava junto com todos seus descendentes.

Mas o deserto é grande e ela não conseguiu achar ninguém. E embora no passado recente, tivesse tido uma experiência com Deus quando lhe foi feita a promessa (Gn 16:7-10); ela não se lembrava disso para pedir ajuda ao Senhor.

A dificuldade foi tão grande, que ela desistiu de lutar. Não procurou ajuda, não clamou ao Senhor, não fez nenhuma oração. Aceitou o fato de que só lhe restava morrer. Então abandonou o menino para não vê-lo morrer e enquanto esperava sua própria morte, chorou.

Quem chorou foi Agar, mas é implícito que o menino chorou também, ou quem sabe ele fez uma oração?

Afinal, Deus ouviu a voz do menino, isto é, entre um adulto e uma criança na mesma situação, Deus ouve a criança. Mas o discernimento esta com o adulto, então Deus ouve a criança mas fala com o adulto, nesse caso Agar, para salvar a criança e a si mesma. Como esta escrito:

Gn 21:17 E ouviu Deus a voz do menino, e bradou o Anjo de Deus a Agar desde os céus e disse-lhe: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do rapaz desde o lugar onde está.

Ela desistiu de tudo, mas Deus não desistiu dela. Porque tinha feito uma promessa para ela, ainda que ela mesma não se lembrasse.

Parece que ouço Agar dizendo: Quem precisa de um emprego quando tem o Deus de promessas?

Esse é um detalhe importante: Agar certamente esqueceu a promessa de Deus, por não saber exatamente como se relacionar com Ele. Porém, o Senhor cumpre sua promessa mesmo assim.

Mesmo que você tenha esquecido a promessa, Ele cumpre.
Mesmo que igual a Agar, você tenha desistido de lutar, Ele cumpre.
Mesmo que igual a Agar, você tenha esquecido de Deus, Ele não esqueceu de você.

Mesmo que você já tenha aceitado a morte, o fim de tudo, ainda assim, se Deus tem promessa, Deus vem, Deus insiste, Deus ouve, Deus fala, Deus abre os olhos e dá visão e futuro. Deus é Fiel ás suas promessas. E tudo que Ele te prometeu, Ele irá cumprir!

Como esta escrito:
Gn 21:18 Ergue-te, levanta o moço e pega-lhe pela mão, porque dele farei uma grande nação.

Em outras palavras, Deus esta dizendo para ti: Se levante, não desiste não, segue em frente porque tenho promessa na tua vida!

E para que você se lembre da promessa, Deus vai abrir os teus olhos como fez com Agar. (Gn 21:19). E ela viu um poço, isto é, uma oportunidade. E já não é preciso mais trabalhar para ninguém, agora ela irá trabalhar para si mesma junto ao seu filho.

Pois um poço naquele tempo, era como um posto de abastecimento, onde os peregrinos e nômades param e compram água para eles e para seus rebanhos. Então, olha como Deus trabalha de forma maravilhosa!

Ela saiu sem nada da casa de um homem rico, sem rumo, mandada para uma vida difícil, destinada á atravessar um deserto impossível; porém ela tinha uma promessa de Deus! E isso foi sua salvação.

Você pode perder tudo nessa vida e ser abandonado por todos, mas se você tem o Deus de promessas, então tem tudo que precisa. Ele abrirá teus olhos, te dará visão, te libertará da escravidão, matará a sua sede e você vai prosperar e tudo isso, não por vaidade ou merecimento, mas simplesmente para cumprir a promessa que fez a ti. O Senhor é Fiel. É Deus de promessas!!!

Outras pregações

Essas foram algumas das pregações postadas na internet mais existem diversas de demais pregadores. É possível acompanhar trechos do reels do instagram, no tik tok, kway, youtube, várias pregações do padre Fábio de Melo, pregações do pastor Cláudio Duartem pregações do pastor Antônio Junior, pregações de Leandro Borges e outros.

 

Comentários

Por José Souza

Baiano, José Souza é um Jornalista. Atuou como freelancer para diversos sites conhecidos. Hoje, é colaborador do Diário Gospel. (Registro Profissional-5171/BA). E-mail: jjsouza_19@hotmail.com

Confira também:

Todos os Direitos Reservados ©2024 Diário Gospel