Desânimo? Oração para tirar tristeza, vazio e angústia do coração

Há dias em nossas vidas que acordamos com uma energia tão positiva que os nossos momentos se tornam ótimos, deixando a gente liberto daquilo que nós somos e bem fortalecidos, com coragem e força para lutar.

Porém, existem dias diferentes que parecemos que não estamos mais vivendo neste mundo, onde a tristeza prevalece, onde a dor e o medo parecem como uma despedida deste mundo, como se a vontade de viver fosse pouca, além daquele vazio dentro da gente, como se a alegria não mais existisse.

Isso ocorre na vida de muitas pessoas, dando total dica que tudo isso pode ser uma ansiedade ou pânico. Mas, para se afastar dessas energias negativas e conquistar a alegria e a força, precisamos buscar primeiramente à Deus por meio de palavras e orações poderosas.

Abaixo, destacamos uma oração de fortalecimento super poderosa para os desanimados, ou seja, palavras de conforto para fortalecer o seu coração quando se sentir sozinhos em meio as dificuldades e problemas do dia a dia.

Portanto, se você busca por uma oração espírita para afastar o desânimo, oração para ter força em momentos difíceis, oração contra o desânimo no trabalho ou até mesmo uma simples oração para animar uma pessoa, aqui está a solução.

Oração para ter ânimo e disposição

O Salmo 121:1-2 diz: “Elevo os meus olhos para os montes. De onde vem o meu socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra.”

Em meio às nossas piores provações, clamamos a Deus por ajuda. Ele é o Único poderoso o suficiente para nos resgatar da turbulência que enfrentamos. Mas às vezes não ouvimos a resposta que desejamos e, enquanto esperamos, podemos sentir que Deus está ignorando nosso apelo. Sentimentos de solidão e isolamento logo se seguem. E mesmo quando amigos ou familiares tentam nos erguer, seus esforços passam despercebidos. Podemos até ficar tão envolvidos no desânimo que nos recusamos a ver uma saída.

O desânimo é um inimigo perigoso, mas temos poder através da Palavra de Deus e do Espírito Santo para afrouxar o seu domínio sobre nós. Podemos falar a verdade aos nossos corações cansados, buscando Jesus enquanto confiamos nele para responder. Deus Todo-Poderoso nos ama e nos chamou para um grande propósito. O salmo de hoje nos lembra que Deus está conosco em cada passo do caminho. Levantemos os olhos para ele e reconheçamos que ele é a nossa fonte de ajuda em momentos de desânimo.

Vamos orar contra o desânimo?

Querido Pai Celestial,
Ultimamente tenho me sentido desanimado. Quero enfrentar cada dia com coragem, alegria e esperança, mas estou lutando para encontrá-los. Sinto que você não ouve minhas orações, embora as Escrituras me digam que você está sempre comigo. Eu clamo a você por ajuda, Senhor. Ajude-me a viver livre do desânimo e a encontrar esperança mais uma vez.

Quando me sinto enterrado sob o peso dos meus problemas, começo a questionar se você se importa com o que estou enfrentando. Sinto-me sozinho em minhas provações, mas sei que isso é mentira do inimigo. Perdoe-me pela minha dúvida. Nunca estou sozinho porque você está aqui comigo e ouve meus gritos. As Escrituras me falam desta promessa: “Meu socorro vem do Senhor, o criador do céu e da terra”. Oro para que essa verdade se estabeleça em meu espírito, para que não haja mais espaço para o desânimo.

À medida que te busco mais e espero com expectativa em sua presença, acredito que obterei clareza por meio da verdade de sua Palavra. Você é um Deus fiel e tem bons planos para mim. Obrigado por me mostrar esta verdade através do poder do seu Espírito Santo. Obrigado pela esperança que tenho em seu precioso Filho, Jesus Cristo. Em seu nome eu oro, Amém.

Salmo para desânimo

No caso daqueles que buscam um salmo bíblico sobre desânimo, isso pode ser conferido em 142, que tem como tema, Deus, o remédio contra o desânimo! O conselho para este salmo é que você possa copiar em uma folha e pregar na parede de sua casa para afastar a tristeza, o desânimo, a angústia e se sentir uma pessoa liberta, como descrito no texto, que diz:

Dentro de uma caverna, sentindo-se fraco, sozinho e abatido, pela perseguição que sofria de Saul e seu exercito, Davi escreve o Salmo 142. Nele, Davi nos mostra a importância em fixar nossos olhos em Deus, como um remédio para o desânimo:

1 “Com a minha voz clamo ao SENHOR; com a minha voz suplico ao SENHOR.” 2 “Derramo perante ele a minha queixa; diante dele exponho a minha aflição.”

A oração a Deus era, para Davi, um excelente remédio para o desanimo.

Apesar da sensação de solidão, Davi não podia dizer que estava sozinho quando orava. Quando ninguém se importava em ouvir sua inocência, ele clamava àquele que certamente ouvia sua oração com clareza e com atenção.

Além da oração, Davi nutria uma forte convicção do cuidado de Deus:

3 Quando meu espírito esmorece dentro de mim, tu sabes a vereda que devo seguir. No caminho em que ando prepararam uma armadilha contra mim. 4 “Olha para a minha mão direita e vê; não há quem me conheça; faltou-me refúgio; ninguém se interessa por mim.”

Davi estava sendo perseguido pelo rei Saul e, até mesmo seus antigos amigos, com receio do rei, se silenciaram, demonstrando desinteresse por Davi. Como se não bastasse, seu caminho estava minado de armadilhas invisíveis e mortais.

Mesmo assim, Davi diz: “…tu sabes a vereda que devo seguir” (v. 3a) demostrando sua segurança num Deus que conhece todas as coisas e que lhe dirige todos os passos.

Ainda que reconhecendo a força de seus perseguidores, Davi, num ato de fé, deposita toda a sua esperança em Deus. O verdadeiro refugio de Davi não era a caverna onde ele estava, mas o seu Deus, maior e mais poderoso que qualquer exercito.

5 SENHOR, clamei a ti e disse: Tu és o meu refúgio, a minha herança na terra dos viventes. 6 Atende ao meu clamor, pois estou muito abatido. Livra-me dos meus perseguidores, pois são mais fortes do que eu.

Não podemos negar que o desanimo é real e, por vezes, atinge nossas vidas, assim como atingiu a de Davi.

Muitos cristãos, esgotados pelo desanimo, são tentados a não orar, a não ler as Escrituras e a evitar aos poucos a comunhão com a igreja de Deus e, sem que percebam, fazem justamente aquilo que as tornarão mais desanimadas.

O remédio, de acordo com este Salmo, é ter os olhos fixos em Deus, em oração, mantendo firme a certeza que de Ele é poderoso para guiar nossos passos, mesmo em meio à escuridão.

Como Davi, derrame sua queixa a Deus, confie que seus caminhos são perfeitos e comprometa-se a louvá-lo, assim que o desanimo passar:

7 Tira-me da prisão, e eu louvarei o teu nome. Os justos me rodearão, quando me recompensares.

Além deste, o salmo 54 também reflete uma liberidade para sua vida, que diz: “Salva-me, ó Deus, pelo teu nome, e fazes-me justiça pelo teu poder. Ó Deus, ouve a minha oração, inclina os teus ouvidos às palavras da minha boca. Porque os estranhos se levantam contra mim, e tiranos procuram a minha vida; não têm posto Deus perante os seus olhos (Selá).

Este salmo promete aliviar toda a sua dor e tristeza, lhe trazendo felicidades e momentos de paz.

 

Comentários

Por José Souza

Baiano, José Souza é um Jornalista. Atuou como freelancer para diversos sites conhecidos. Hoje, é colaborador do Diário Gospel. (Registro Profissional-5171/BA). E-mail: jjsouza_19@hotmail.com

Confira também:

Todos os Direitos Reservados ©2024 Diário Gospel