Frases de Tiradentes antes de morrer – Feriado 21 de abril de 2024

Em 2024, o feriado nacional do Dia do Tiradentes ocorrerá no domingo (21 de abril). Este ano, a data caiu em um final de semana, assim como o Dia da Independência marcada para o sábado de 07 de setembro.

O feriado do Tiradentes acontece todos os anos no dia 21 de abril, pois esta foi a data em que ocorreu a sua morte, em 21 de abril de 1792, e tal dia é considerado feriado nacional.

Joaquim José da Silva Xavier é o nome verdadeiro completo de Tiradentes. O apelido de Tiradentes se deu por conta que ele era dentista amador, por isso foi apelidado como Tiradentes.

A história de Tiradentes também mostra que a partir da segunda metade do século XIX, a imagem dele foi resgatada e ele passou a ser divulgado como um herói.

Por que Tiradentes foi enforcado e morto?

Tiradentes atuou como propagandista da Inconfidência Mineira, viajando e conquistando apoiadores para a conspiração. Denunciados, ele e outros foram presos pelas autoridades portuguesas.

Depois de ter sido condenado à morte por conta de sua atuação na Inconfidência Mineira, uma conspiração organizada pela elite da Capitania de Minas Gerais contra o controle colonial dos portugueses, Tiradentes foi enforcado, decapitado e esquartejado em praça pública.

Últimas palavras de Tiradentes antes de morrer

– “Pois seja feita a vontade de Deus. Mil vidas eu tivesse, mil vidas eu daria pela libertação da minha pátria”, teria dito Tiradentes ao ouvir sua sentença de morte.

– “Jurei morrer pela independência do Brasil, cumpro a minha palavra! Tenho fé em Deus e peço a Ele que separe o Brasil de Portugal”.

– “Se dez vidas tivesse, dez vidas daria”.

– “Seja rápido.”

– “Cumpri minha missão, morro com a liberdade”.

Comentários

Por José Souza

Baiano, José Souza é um Jornalista. Atuou como freelancer para diversos sites conhecidos. Hoje, é colaborador do Diário Gospel. (Registro Profissional-5171/BA). E-mail: jjsouza_19@hotmail.com

Confira também:

Todos os Direitos Reservados ©2024 Diário Gospel