Refugiados da Ucrânia são acolhidos por igreja em Curitiba e vão a culto com expectativa de recomeço

Foto: José Fernando Ogura

Na última sexta-feira (18), 29 refugiados da Ucrânia desembarcaram em Curitiba, no Paraná, e foram acolhidos com auxílio da Primeira Igreja Batista de Curitiba (PIB).

Vários voluntários trabalham para encontrar residências que possam receber as famílias em Prudentópolis. Antes, as famílias foram direcionadas até Guarapuava, nos Campos Gerais.

Na manhã de domingo (20), os ucranianos assistiram ao culto nas primeiras fileiras da PIB e ficaram visivelmente comovidos quando foram chamados ao palco para receber a homenagem da comunidade de fiéis.

Na tarde de domingo, as famílias foram transferidas para Guarapuava, que fica a 250 quilômetros da capital, onde ficarão alojados, temporariamente, num centro de retiro espiritual.

Nos próximos dias, algumas delas devem seguir para Prudentópolis, município que concentra, proporcionalmente, a maior comunidade de descendentes de ucranianos do país.

A igreja se mobilizou para trazer ao Brasil, os ucranianos que fogem da guerra com a Rússia. Mesmo diante do cansaço provocado pela longa viagem, ao descer do ônibus, eles esboçaram sorrisos de alívio e felicidade.

O governo do Paraná busca um terreno na cidade para abrigar moradias, cuja construção será custeada pela igreja. A PIB não explicou onde alocará as famílias de imediato, mas afirmou que já arrecadou mais de R$ 200 mil em poucos dias para o sustento dos refugiados e que a campanha de solidariedade vai continuar.

“As igrejas do Brasil se uniram para conseguir amparar 300 refugiados que estão vindo para o nosso Brasil. Estas igrejas têm levantado recursos para sustentá-los e ampará-los durante um ano”, disse o pastor Michel Piragine.

Comentários

Por José Souza

Baiano, José Souza é um Jornalista. Atuou como freelancer para diversos sites conhecidos. Hoje, é colaborador do Diário Gospel. (Registro Profissional-5171/BA). E-mail: jjsouza_19@hotmail.com

Confira também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os Direitos Reservados ©2024 Diário Gospel