Varíola do macaco tem cura? Saiba os sintomas e tratamento da doença

Em 2020 começou a pandemia da covid-19. Porém, entre 2021 para 2022, o surto do coronavírus começou a diminuir após a vacinação.

Mas, quando a população achava que estava tudo bem, surgiu no mundo outra doença, a varíola do macaco, que causa várias bolhas pelo corpo humano.

No mundo, já foram confirmados mais de 150 casos da varíola do macaco, mas, até esta quarta-feira (25), não foram registrados casos confirmados da varíola do macaco no Brasil, porém, a Anvisa recomenda o uso de prevenção contra a doença para que não chegue ao país.

Afinal, o que é varíola do macaco?

É uma doença rara, causada pelo vírus da varíola símia, que está estruturalmente relacionado com o vírus da varíola e causa doença semelhante, mas geralmente mais leve. Esta não é a primeira vez que surge no mundo a varíola do macaco.

Em 1970, foi confirmado na República Democrática do Congo (RDC), o primeiro caso humano e ela é “parente” dessa nova varíola, porém, essa de agora é menos transmissível, com sintomas mais leves e menos mortal.

Transmissão da varíola do macaco e os sintomas

A transmissão da varíola do macaco acontece quando uma pessoa entra em contato com o vírus por meio de pequenas rachaduras na pele do trato respiratório ou das membranas mucosas como olhos, nariz ou boca.

A transmissão de animal para humano também pode ocorrer de uma mordida ou arranhão e acredita-se que a transmissão de humano para humano acontece principalmente por meio de gotículas respiratórias.

Os sintomas desse vírus são dores de cabeça, dores no corpo, nódulos linfáticos inchados e cansaço, seguido de erupções cutâneas nas mãos e pés e costumam surgir entre 5 e 21 dias depois do contágio.

A varíola do macaco tem cura?

Segundo as informações, os sintomas da doença começam a desaparecer após duas a quatro semanas. O tratamento da varíola do macaco atualmente não foi ainda comprovado e seguro direcionado para a infecção, porém, para fins de controle de um surto da doença nos EUA, a vacina contra a catapora, certos antivirais e a imunoglobulina vaccinia (VIG) são indicados para aliviar os sintomas.

Varíola do macaco parece com catapora

“Parece uma catapora, mas é um pouco mais grave. Geralmente as pessoas se curam, mas podem ficar com sequelas”, explica uma professora.

“O vírus pode ser grave entre 1% e 10% dos casos, principalmente nos mais jovens, e pode até levar à morte em pessoas que têm uma saúde frágil ou crianças pequenas”, concluiu a especialista.

Varíola do macaco pode matar?

Não foram registrados mortes por varíola do macaco e segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ainda não há motivos para pânico, pois a doença é, na maioria dos casos, benigna e de menor transmissão entre humanos.

Porém, alguns especialistas explicam que formas mais severas existem e podem ser mortais.

Comentários

Por José Souza

Baiano, José Souza é um Jornalista. Atuou como freelancer para diversos sites conhecidos. Hoje, é colaborador do Diário Gospel. (Registro Profissional-5171/BA). E-mail: jjsouza_19@hotmail.com

Confira também:

Todos os Direitos Reservados ©2024 Diário Gospel