Podemos orar quando estamos com raiva?

A raiva em nossas vidas é causada na maioria das vezes através de situações complicadas em relacionamentos amorosos, assuntos ligados ao trabalho ou até mesmo quando sentimos sufocados diante de críticas existentes no dia a dia.

Muitos cristãos também passam por esses momentos de nervosismo e acostumados a orar com tranquilidade, mas chega aquele dia em que uma situação os deixam chateados e as vezes, não tenham paciência para se concentrar nas orações.

Mas, diante de toda situação, sabendo que todos nós humanos, como seres vivos também, não somos perfeitos e criamos dentro de nós, uma raiva de vez em quando, mesmo assim, ainda existe solução no momento complicado como este para nos ajoelhar no chão e orar.

Talvez poucos sabem mas quando estamos com raiva, passamos por uma emoção perigosa que se não for controlada, pode nos levar a cometer erros graves ou pecar. Portanto, esse é um dos momentos onde mais devemos orar pedindo a Deus paciência para que nossas vidas sejam controladas diante Dele.

Segundo alguns ensinamentos bíblicos, a raiva é uma emoção poderosa e geralmente é um sentimento hostil que na maioria das vezes é impulsionada por outra emoção, podendo ser uma reação ao ser magoado, ao sentir vergonha ou constrangimento, ao deparar com algo errado ou triste na vida.

A raiva muitas vezes ocorre também quando o sentimento subjacente se manifesta através de agressão, dureza e ira. Por ser geralmente uma resposta, a raiva causa estragos, somando-se a um problema já existente e não gera frutos espirituais saudáveis.

Sempre nos momentos complicados, a nossa fé fica mais forte e fácil do Senhor nos ouvir. Afinal, o que a Bíblia diz sobre isso? Abaixo, destacamos alguns ensinamentos de oração para serem usados em situação como essa.

Veja o que a Bíblia revela sobre a raiva

A Bíblia diz que a raiva não é saudável, é ímpia e, quando não é controlada, gera um caminho de destruição. Em suas epístolas, Tiago, o meio-irmão de Jesus, alerta: “Sabei isto, meus amados irmãos: seja todo homem pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para irar-se; pois a ira do homem não produz a justiça de Deus. Portanto, deixem de lado toda imundícia e maldade desenfreada e recebam com mansidão a palavra implantada, que é capaz de salvar suas almas” ( Tiago 1:19-21 ).

A raiva é uma resposta mundana, mas o Senhor quer que as pessoas que O amam tenham paciência nos momentos de raiva e sejam humildes e bondosos, mesmo quando for difícil.

Devemos orar quando estamos com raiva?

De acordo com o versículo Efésios 4:26-27, estar com raiva não significa que alguém deva se abster de orar até o momento em que sente que pode se aproximar do trono de Deus. Ele quer que Seu povo vá a Ele em todas as coisas, especialmente se ir a Ele impedir uma pessoa de pecar. Em vez disso, a Palavra diz: “Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, e não deis ocasião ao diabo”.

Buscar o Senhor e pedir a Ele que ajude a diminuir e controlar sua raiva, solicitando Dele o perdão por isso, é melhor forma de agir quando alguém está com raiva.

Versículos que falam de raiva

“Evite a ira e abandone a ira! Não se preocupe; tende apenas para o mal”. (Salmos 37:8).

“Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, ciúmes, iras, rivalidades, dissensões, divisões, invejas, bebedices, orgias e coisas assim. Eu os advirto, como já avisei antes, que aqueles que fazem tais coisas não herdarão o reino de Deus”. (Gálatas 5:19-21)

“O homem irascível suscita contendas, mas o vagaroso em irar-se acalma a contenda”. (Provérbios 15:18)

“O tolo dá plena vazão ao seu espírito, mas o sábio o retém silenciosamente”. (Provérbios 29:11)

“Não se apresse em se irar, pois a ira se aloja no coração dos tolos”. (Eclesiastes 7:9)

“A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”. (Provérbios 15:1)

“O homem irado suscita contendas, e o dado à ira faz muita transgressão”. (Provérbios 29:22)

“Mas eu vos digo que todo aquele que se irar contra seu irmão será julgado; quem insultar seu irmão estará sujeito ao conselho; e quem disser: ‘Seu tolo!’ estará sujeito ao inferno de fogo”. (Mateus 5:22)

“Mas agora você deve deixar de lado todos: ira, ira, malícia, calúnia e palavrões da sua boca”. (Colossenses 3:8)

Comentários

Por José Souza

Baiano, José Souza é um Jornalista. Atuou como freelancer para diversos sites conhecidos. Hoje, é colaborador do Diário Gospel. (Registro Profissional-5171/BA). E-mail: jjsouza_19@hotmail.com

Confira também:

Todos os Direitos Reservados ©2024 Diário Gospel