Cortar o cabelo é pecado? Veja o que a Bíblia diz sobre isso

Por maior parte da sociedade, cortar o cabelo faz parte da beleza, de se renovar, de arrumar para ir a uma viagem, a uma consulta ou até mesmo para se sentir bem consigo mesmo.

Mas afinal, será que cortar o cabelo é pecado? O que a Bíblia diz sobre isso?

Veja abaixo, alguns ensinamentos bíblicos sobre este assunto que vai acabar de vez com toda sua curiosidade e tirar suas dúvidas.

A Bíblia na verdade revela que temos a liberdade para escolher se e como queremos cortar o nosso cabelo, desde que aja respeito as normas culturais de onde moramos. O importante é a decência e a modéstia, não o comprimento do cabelo.

Em 1 Coríntios 11:3-16, Paulo fala sobre o cabelo e o seu significado na cidade de Corinto. Muitos utilizam essa passagem para defender que a mulher deve ter cabelo comprido e o homem cabelo curto.

Mas, no versículo 6, diz o seguinte: “Se a mulher não cobre a cabeça, deve também cortar o cabelo; se, porém, é vergonhoso para a mulher ter o cabelo cortado ou rapado, ela deve cobrir a cabeça”.

Ou seja, como podemos refletir sobre o corte de cabelo. Primeiro fala que deve cortar o cabelo, depois cita que não deve! É necessário ver o contexto. Paulo era judeu, escrevendo para uma igreja grega.

Os judeus e os gregos tinham focos diferentes sobre o que era apropriado para homens e mulheres. Para Paulo, provavelmente não havia problema em as mulheres terem cabelo curto ou não usarem véu, mas para os gregos, isso era vergonhoso.

Por isso, Paulo explicou para julgarem entre eles se era apropriado ou não (versículo 16). Ele achava mais natural o cabelo comprido nas mulheres e curto nos homens mas deixou a igreja resolver, conforme os costumes do lugar.

Pois então, Paulo parece ser a favor do cabelo curto para homens, porém, em Juízes 16:17, lemos que Sansão nunca cortou seu cabelo e Deus o abençoou. No tempo de Sansão era aceitável o homem ter cabelo comprido mas no tempo de Paulo, já não era visto com bons olhos.

Os costumes hoje em dia não são os mesmos de antigamente onde o que mais vimos eram tanto os homens quanto mulheres de cabelos longos. O mesmo se aplica à barba, os judeus deixavam ela crescer mas os gregos cortavam.

Do mesmo jeito, não podemos impor regras rígidas sobre como usar o cabelo em todas as culturas. Para os judeus ortodoxos, a barba é o orgulho do homem mas na Coreia do Sul, o homem que não se barbeia é visto como desleixado.

Para alguns, o homem deve ter cabelo curto mas para os guerreiros Masai, o cabelo comprido é sinal da força e juventude de um moço. Algumas mulheres têm cabelo que fica muito bonito comprido mas outras têm cabelo que estraga se não for cortado. É preciso entender a cultura em que você mora e escolher como quer fazer, procurando evitar escândalo (Romanos 14:16).

Comentários

Por José Souza

Baiano, José Souza é um Jornalista. Atuou como freelancer para diversos sites conhecidos. Hoje, é colaborador do Diário Gospel. (Registro Profissional-5171/BA). E-mail: jjsouza_19@hotmail.com

Confira também:

Todos os Direitos Reservados ©2024 Diário Gospel