Top 10: Conheça as canções gospel mais fáceis de tocar em violão

Um dos instrumentos mais usados no mundo é sem dúvida o violão. Mesmo sem conectar a algum cabo, ele têm potência de distribuir o som de forma natural ao ar livre e ser ouvido por várias pessoas.

Tocar um violão parece ser para aqueles que nasceram com dom, mas se engane, muitos que são amadores da música se dedicam as aulas musicais ou até mesmo através de aplicativos que avançaram hoje em dia e com isso, se tornam grandes músicos.

Tudo isso graças a dedicação de cada um, ou seja, do que adianta nascer com o dom e não se dedicar, ou não entender da música e mesmo assim ocupar todo seu esforço para aprender.

Abaixo, selecionamos 10 músicas gospel fáceis de tocar no violão, sejam elas para os iniciantes da música ou para aqueles que já têm experiência e desejam entrar no mundo dessas canções de grandes sucessos nas vozes dos maiores nomes da música gospel do país.

Para iniciár-mos, que tal conferir a primeira com Bruna Karla. vejam essas e outras canções com poucas notas, fáceis de tocar no seu violão agora mesmo.

As 10 músicas gospel fáceis de tocar no violão

1 – Aceito o Teu Chamado — Bruna Karla
Em Aceito o Teu Chamado é uma grande canção interpretada pela cantora Bruna Karla. Nela contém 5 acordes no tom de G. Nenhum deles necessita de pestana e a levada é fácil de tocar. Na introdução, a sequência de G e Am7 está num único compasso, ou melhor dizendo, cada um é tocado por dois tempos.

Depois do segundo refrão, existe uma estrofe com dois acordes por compasso. Nessas situações, é importante o tocador ser paciente e treinar com atenção para acertar o ritmo. Aliás, a sequência desse trecho (C – G – D – Em) é bastante comum.

2 – De Coração pra Coração — Shirley Carvalhaes
Se com a música anterior, você não teve dificuldade, a segunda então é por a chave e abrir a porta de sua casa. A canção – De Coração pra Coração, é muito fácil de tocar. Interpretada pela cantora gospel, Shirley Carvalhaes, a música está em G e contém 4 acordes. Além disso, a levada é tranquila, sem muitas surpresas.

Dessa forma, na maior parte da música, um acorde soa por dois compassos. Mas há uma variação. O final da primeira estrofe é mais movimentado, pois as estruturas de C e D soam por um compasso cada.

3 – Quebra de Orgulho — Anderson Freire
Mais uma canção em G para você dominar essa tonalidade. Em Quebra de Orgulho, Anderson Freire usa 5 acordes. Ademais, nenhum deles necessita da pestana.

No começo, a voz está desacompanhada, mas, no encerramento da primeira frase, surge o acorde de G. Algumas passagens são rápidas, como no terceiro compasso com Em e D. Para dar mais movimento, experimente uma levada suave nas estrofes e intensifique a batida no refrão.

4 – A Ele a Glória — Diante do Trono
Para avançar no violão, a gente precisa de desafios. Sendo assim, mesmo com as cifras gospel fáceis, temos condições de superar limitações. A música – A Ele a Glória, do grupo Diante do Trono, está em Em e contém 5 acordes (um deles está na primeira inversão, o D/F#).

Contudo, a tonalidade de Em é relativa de G. Portanto, você já viu todos os shapes da música, com exceção do que está invertido. Sobre o ritmo, ele é moderado e suave, mas há compassos com mais de um acorde.

5 – Nada Além do Sangue — Fernandinho
Na canção – Nada Além do Sangue, do cantor gospel, Fernandinho, de vista pode parecer difícil, porém, com um pouco de atenção, irá percerber que tão é uma tarefa difícil. Isso se deve às tensões harmônicas, representadas pelos números nas cifras. No entanto, não precisamos nos preocupar, afinal, não há pestana.

6 – Fala Comigo — Eyshila
Sobre a canção – Fala Comigo, não existe surpresas em relação à tonalidade e aos acordes, afinal, estamos em G e os shapes incomuns são D/F# e D4. Aliás, nenhum deles exige pestana.

A parte rítmica tem surpresas, já que a grande parte dos compassos possui 2 acordes. Em alguns casos, como nas primeiras estrofes, devemos tocar uma vez a cada dois tempos. Nas pontes, o ritmo é intensificado, pedindo por levadas mais movimentadas.

7 – Deus da Força — Thalles Roberto
Para os amantes do rock, a canção Deus da Força é um verdadeiro hino de adoração. Apesar de ter guitarras distorcidas, a música fica linda ao som do violão. Portanto, é fundamental caprichar nas palhetadas.

Além disso, temos apenas três acordes: Am7, Dm e E5.O último é um power chord, ou seja, tocamos somente as três últimas cordas. É uma música indispensável para o repertório dos adoradores rockeiros.

8 – Lugar Secreto — Gabriela Rocha
Na música – Lugar Secreto, a cantora e compositora, Gabriela Rocha, caprichou nos acordes. A maioria deles contém tensões harmônicas, mas todos dispensam a pestana.

Quanto ao ritmo, é de inteira importância que o tocador preste muita atenção. Afinal, há variações de intensidade, principalmente entre as estrofes iniciais e o refrão.

9 – Meu Mestre — Irmão Lázaro
Na canção – Meu Mestre, interpretada pelo saudoso Irmão Lázaro, temos 5 shapes, sendo que um deles (Bm) necessita da pestana. Todos os acordes estão na tonalidade de D.

Ainda sobre os desafios, temos variações no ritmo. Dessa maneira, no final de cada estrofe, o movimento sofre alterações.

10 – Quando Ele Vem — Ana Nóbrega
Para finalizar o top gospel, destacamos aqui, a canção – Quando Ele Vem, da cantora e compositora, Ana Nóbrega. É um hino suave, com ritmo leve e fácil de tocar. No entanto, há um maior desafio aos tocadores que estão começando: o acorde de F.

Esse shape é um obstáculo a ser vencido pelos principiantes, pois é uma das pestanas mais complicada de fazer. Os outros três acordes são: C, C/E e G. Dessa forma, quem conseguir montar o F se considera preparado para tocar muitas canções.

Comentários

Por José Souza

Baiano, José Souza é um Jornalista. Atuou como freelancer para diversos sites conhecidos. Hoje, é colaborador do Diário Gospel. (Registro Profissional-5171/BA). E-mail: jjsouza_19@hotmail.com

Confira também:

Todos os Direitos Reservados ©2024 Diário Gospel