Como ajudar as vítimas das enchentes na Bahia: “É hora de ser como Jesus”, diz pastor Lucas

Foto: Helder Gomes/Arquivo Pessoal

Subiu para 100, o número de cidades da Bahia em situação de emergência por causa das fortes chuvas. Até a noite da última segunda-feira, 27 de dezembro, o Estado registrou 20 mortes provocadas pelas chuvas desde o começo de novembro.

De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), 16.001 pessoas estão desabrigadas e precisaram de apoio das prefeituras e 19.580 ficaram desalojadas.

Doações

Por conta da situação difícil que a Bahia vem enfrentando e das chuvas fortes que percorrem por todo o Estado, várias Prefeituras, artistas e instituições privadas e públicas se mobilizaram para arrecadar donativos para as vítimas dos temporais.

“É hora de ser como Jesus”, foi o que falou o pastor Lucas, que usou as suas redes sociais nesta terça-feira, 28, pedindo ajuda para as famílias afetadas pelas chuvas na Bahia: “Meu Povo… nosso povo da Bahia está vivendo um momento muito difícil. Se vc é alguém que deseja ajudar com cesta básica, roupas, ou ajuda em dinheiro… você pode de qualquer lugar do Brasil”, disse o pastor.

SOS Bahia: Como ajudar?

Em Itabuna, no sul da Bahia, as doações podem ser feitas por meio de transferência bancária (Chave pix: defesacivil@itabuna.ba.gov.br). O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) está arrecadando donativos que serão recolhidas em todos os quartéis.

A prefeitura de Mutuípe, cidade também afetada pelas chuvas, criou uma campanha para arrecadar roupas, colchões, cobertores e alimentos. As doações poderão ser feitas na escola Lídio Santos.

Jequié também precisa de doações e as pessoas podem contribuir ajudando com roupas, colchões, cobertores, materiais de limpeza e higiene, água mineral e alimentos não perecíveis, podem se dirigir à Casa da Cultura Pacífico Ribeiro, na Rua Jerônimo Sodré, Centro, em frente ao Jequié Tênis Clube. De acordo com a prefeitura, um grupo de servidores está recebendo as doações neste local.

Mais cidades baianas precisando de ajuda

Jitaúna
Colégios Rômulo Galvão, Castro Alves e Creche Hilda Costa Lopes

Coaraci
CEPLAC, diariamente até às 18h

Guaratinga
Chave pix: 13.634.985/0001-59. Destinatário: Prefeitura de Guatininga

Floresta Azul
Colégios da rede municipal, CRAS, Igreja Adventista Central, Salão Paroquial

Itajuípe
Contato: 73 98124-8493

Itacaré
Secretaria de Assistência Social, atrás do clube municipal Pirajá, próximo a Praça São Miguel

Uruçuca
CEMUR

Ibicaraí
Chave pix: 00425241564. Destinatário: Odemir Silva Ceo

A Prefeitura de Santa Cruz da Vitória também pediu, nas redes sociais, doações de mantimentos, colchões e lençóis. Além dela, Itambé também necessita de doações (Colégio ACM, Igreja Adventista, Vocacionário “em frente à radio Luz”, Colégio Polivalente de Itambé).

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também pede doações para vítimas das fortes chuvas no extremo sul do estado. Alimentos não perecíveis, água mineral e produtos de higiene e limpeza devem ser entregues na sede do órgão.

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) abriu a sede localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB) para a arrecadação de donativos como colchões, cobertores, itens de higiene, água potável, alimentos não perecíveis e roupas.

A partir de terça-feira, 28, o Boulevard Shopping Camaçari também passa a contar com um posto de arrecadação de itens essenciais para ajudar as vítimas das fortes chuvas. Em Camaçari, a iniciativa “SOS Sul e Extremo Sul da Bahia”, que conta com o apoio do Boulevard, é fruto da parceria do fotógrafo Franklin Almeida com a Defesa Civil do município, dentre outros apoiadores.

Quem quiser ajudar, só comparecer ao posto de arrecadação montado próximo à loja Renner, no L1. O espaço estará aberto conforme horário de funcionamento do shopping. As doações devem ser focadas em material de higiene pessoal, inclusive absorventes, e de limpeza, além de velas, cobertores, roupas, colchões e água mineral.

Pedágios – Os usuários que transitam pelo Sistema BA-093, administrado pela Concessionária Bahia Norte, também podem doar alimentos não perecíveis, água e cobertores para as pessoas atingidas pelas fortes chuvas no sul da Bahia. Os donativos podem ser entregues nas praças de pedágio situadas na BA-535 (Via Parafuso), BA-526 (CIA-Aeroporto), BA-524 (Canal de Tráfego) Via Metropolitana e BA-093, todas com funcionamento 24 horas. A mobilização faz parte da campanha S.O.S. Sul da Bahia, que integra instituições públicas e privadas.

O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA) e a Associação dos Magistrados do Trabalho da 5ª Região (Amatra5) também promovem a campanha de doações “Solidariedade aos Desabrigados pelas Chuvas na Bahia”. Sua doação pode ser realizada:

1) em dinheiro, pelo PIX CNPJ 14.739.320/0001-72; ou

2) em mercadorias: a) garrafões de água mineral de 10L ou 20L; b) caixas de sabonetes e pacotes de papel higiênicos; e c) pacotes de feijão, arroz, farinha, acúcar e flocão de milho. Entrega de segunda a sexta-feira, das 9H às 15h, na sede do TRT5, na R. Bela Vista do Cabral, 121 – Nazaré, Salvador.

Crea-BA – sede e inspetorias do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia, estão recebendo doações de alimentos não perecíveis, material de higiene e limpeza e água mineral.

A CCR Metrô Bahia também recebem alimentos não-perecíveis nas estações até o dia 03/01. Os alimentos podem ser entregues nas caixas coletoras disponibilizadas nas estações Pirajá, Acesso Norte, Lapa, Brotas, Rodoviária, Mussurunga, Aeroporto e no Pátio Pirajá (sede da concessionária), em Salvador.

A CEN Brasil pede ajuda para os quilombos do sul da Bahia. O Coletivo de Entidades Negras (CEN) em parceria com o Esporte Clube Bahia e a Secretaria e Promoção da Igualdade Racial da Bahia também estão arrecadando recursos. Além de doações financeiras, a sede da Sepromi, que funciona em cima do Teatro Jorge Amado, na Avenida Manoel Dias da Silva, é um ponto de entrega de donativos.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) e o Instituto Agropecuária da Bahia (Iagro) ampliaram a campanha Bahia Solidária Rural, lançada no início do mês com o objetivo de doar donativo às famílias do Sul e Extremo Sul baiano. As pessoas podem ajudar com roupas, cobertores, colchões, agasalhos, materiais de limpeza e de higiene pessoal ou, ainda, qualquer valor, através do Pix: 41.768.130/0001-56 (chave CNPJ), em nome do Instituto Agropecuário (Iagro). A doação bancária, segundo o presidente da Faeb, Humberto Miranda, vai permitir que pessoas de qualquer lugar do mundo possa ajudar.

Pontos de doações:

Salvador: Rua Pedro Rodrigues Bandeira, 143, Comércio, CEP: 40.015-080, Tel.:(71) 3015-3100
Feira de Santana: Av. João Durval Carneiro, 3655, Bairro São João, CEP: 44051-605 – (75) 3223-5200
Gandu: Pq. São Serafim, s/n, Centro, CEP.: 45450-000 – (73) 3254-1222
Senhor do Bonfim: Rod. Lomanto Junior, margem da BR 407, CEP: 48900-999. – Tel.: (74) 3541-3015.
Juazeiro: Lot. Centro Ind. São Francisco, n. º 992, João Paulo II – CEP: 48.908-000 – tel.: (74) 3614-4506
Luís Eduardo Magalhães: Rua Sergipe, 985 APM R4 – Lot. Mimoso Doeste I, CEP: 47850-000, Tel.: (77) 3628-2777
Itamaraju: Praça Marechal Castelo Branco, 1.615, Centro Telefone: (73) 3294-1302.

O Pátria Voluntária – programa do governo federal criado para apoiar iniciativas entre o governo, organizações da sociedade civil e o setor privado, também está arrecadando itens como vestuário e roupas de cama e banho para as vítimas das enchentes em Minas e no estado baiano. Para informações sobre como doar, basta enviar um email para patriavoluntaria.campanhas@presidencia.gov.br.

O grupo Voluntárias Sociais presidido pela primeira dama da Bahia, Aline Peixoto, recebe doações de alimentos não perecíveis, água, roupas e materiais de higiene e limpeza em sua sede, localizada no Palácio da Aclamação (Av. Sete de Setembro, 1.330 – Campo Grande, em Salvador), das 8h às 20h. A mobilização ocorre ao longo dos próximos dias, sem prazo para encerramento. Informações pelo telefone (71) 3329-5055.

O Instituto Liga do Bem já enviou mais de 15 toneladas de alimentos para cidades como Itamaraju e região, Ilhéus, Santa Cruz Cabrália, Itabuna, Aldeias Indígenas da região de Porto Seguro, Ubaitaba, entre outras e continua recebendo doações em sua sede Rua Manoel Antônio Galvão, 25 – Pituaçu, em Salvador. Também é possível fazer doações em dinheiro. Banco do Brasil, agência: 2799-5, Conta : 33713-7 e Pix – CNPJ: 35.759.019/0001-09.

Do Diário Gospel com informações do G1

Comentários

Por José Souza

Baiano, José Souza é um Jornalista. Atuou como freelancer para diversos sites conhecidos. Hoje, é colaborador do Diário Gospel. (Registro Profissional-5171/BA). E-mail: jjsouza_19@hotmail.com

Confira também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os Direitos Reservados ©2024 Diário Gospel