Com chuvas, Bahia tem 58 cidades submersas e igrejas levam ajuda às comunidades

Reprodução

Por conta das fortes chuvas que caem em todo o Estado, a Bahia começou a enfrentar uma situação muito complexa e têm recebido a colaboração da agência humanitária Adra (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais).

No último dia 12 dezembro, o município de Jucuruçu, no extremo-sul, recebeu 43 mil litros de água potável. Esta foi uma das regiões mais afetadas onde a chuva causou muitos estragos.

De acordo com as informações obtidas pela imprensa, 72 municípios da Bahia já decretaram situação de emergência, entre eles, mais de 50 já estão parcialmente ou totalmente submersas.

Segundo o Governador do Estado, Rui Costa (PT), pelo menos 58 cidades estão embaixo d’água: “Estamos falando de 58 cidades com comunidades inteiras rurais e urbanas embaixo d’água. Vai desde a região sul, no Vale do Jiquiriçá, até a região de Jequié. Hoje, quatro cidades do oeste da Bahia também tiveram alagamento de muitas casas e comunidades”, afirmou.

Rui ainda acrescentou dizendo que isso “é uma tragédia nunca vista pela extensão e dimensão”. “Seja pela quantidade de casas, número de cidades ou extensão territorial. Para se ter uma ideia, fechamos o dia operando com nove helicópteros”, completou.

Bahia registra 18 mortes devido as fortes chuvas

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia confirmou até o momento, 18 mortes em decorrência das fortes chuvas nas regiões e, o governador Rui Costa incluiu mais 47 cidades em situação de emergência no novo decreto assinado na tarde do último domingo, 26 de dezembro, aumentando para um total de 72 municípios, conforme a CNN.

A partir dos dados repassados pelos municípios e somados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), a Defesa Civil do Estado confirmou um total de 16.001 pessoas desabrigadas, 19.580 desalojadas, 286 feridas e duas desaparecidas. Cerca de 430.869 mil pessoas foram atingidas pelas tempestades e alagamentos.

Igrejas levam ajuda até as comunidades

As fortes chuvas deixam muitas cidades ilhadas e incomunicáveis, além das estradas e pontes destruídas. Por conta dessa situação, além da agência adventista Adra, a Convenção Batista Baiana (CBBA) também está prestando socorro aos moradores de Jucuruçu, uma das cidades mais atingidas da Bahia.

Estão juntos nesta colaboração atuando no estado, vários cristãos missionários, como os membros da Assembleia de Deus de Nova Alegria, que também se mobilizaram para ajudar as pessoas afetadas, além de outras denominações representadas.

A Igreja Universal também arrecadou por meio de campanha realizada no período de 17 à 26 deste mês, vários alimentos, água e produtos de higiene, através do programa Unisocial-EVG “SOS Extremo Sul da Bahia” para ajudar as famílias mais afetadas, conforme o Portal Uol.

De acordo com o responsável pela ação que prestou apoio aos moradores de Apuarema, Antônio Machado, as pessoas estão assustadas, tristes pelos bens que perderam e as vezes nem conseguem dormir: “As pessoas estão assustadas, algumas sem conseguir dormir, com medo e muito tristes com a perda dos seus bens, que, com muito suor, conseguiram durante uma vida toda”, afirmou.

Do Diário Gospel com informações do Guiame, UOL, CNN, ADRA e Universal

Comentários

Por José Souza

Baiano, José Souza é um Jornalista. Atuou como freelancer para diversos sites conhecidos. Hoje, é colaborador do Diário Gospel. (Registro Profissional-5171/BA). E-mail: jjsouza_19@hotmail.com

Confira também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os Direitos Reservados ©2024 Diário Gospel