Ameba “comedora de cérebros” tem cura? Saiba os sintomas e como se prevenir

A N. fowleri, mais conhecida por Ameba “comedora de cérebros”, é mais uma doença existente no mundo e pode infectar o ser humano através da água.

Trata-se de um microrganismo de vida livre, ou seja, pode viver “solto por aí” e não depende necessariamente de um hospedeiro humano.

Como é a transmissão da ameba “comedora de cérebro” nas pessoas?

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, explicam que a ameba – conhecida como Naegleria fowleri ou N. fowleri – é encontrada principalmente em água doce quente e em terra.

Ela infecta as pessoas quando a água contaminada entra no corpo pelo nariz. Ela pode ser encontrada em água fresca e quente, como nascentes e lagos durante o verão.

Sintomas, curas e como se prevenir da doença

Os principais sintomas da Ameba são febre, náusea e vômito, bem como uma forte dor de cabeça frontal. À medida que a doença progride, a vítima pode sentir rigidez no pescoço, alucinações, convulsões, estado mental alterado e entrar em coma.

A notícia desagradável é que esta doença ainda não tem cura. Embora quatro pessoas tenham sobrevivido, a infecção é quase sempre fatal.

Portanto, a recomendação dos especialistas para evitar a contaminação é não ter o contato com águas que possam estar contaminadas, como piscinas inadequadamente cloradas ou mesmo água de torneira que não tenha sido tratada. Ao nadar em lagos e rios, é indicado a pessoa usar uma proteção nasal.

Casos da Ameba no mundo

Nos EUA, recentemente um Lago de parque foi fechado depois do surgimento de um caso raro de ameba “comedora de cérebro”. O homem foi internado em estado grave após a transmissão.

O caso foi revelado pelas autoridades na última sexta-feira (11) e divulgado pela CBS News. Em 2021, uma criança do Texas, nos Estados Unidos, morreu depois de contrair a Ameba “comedora de cérebros”.

De acordo com a CDC, o organismo infecta o ser humano quando a água que contém a ameba entra no corpo pelo nariz. Ela então sobe pelo nariz até o cérebro, onde destrói o tecido cerebral.

Comentários

Por José Souza

Baiano, José Souza é um Jornalista. Atuou como freelancer para diversos sites conhecidos. Hoje, é colaborador do Diário Gospel. (Registro Profissional-5171/BA). E-mail: jjsouza_19@hotmail.com

Confira também:

Todos os Direitos Reservados ©2024 Diário Gospel