Pesquisa mostra que na França, evangélicos lutam para compartilhar o evangelho em local de trabalho

Reprodução

O CNEF (Conselho Nacional dos Evangélicos da França), através do Centro Evangélico, promoveu uma pesquisa Viva e Conte o Evangelho no Trabalho, para entender melhor o que os evangélicos vivenciam em seu ambiente profissional, onde nela conteve 812 respostas quantitativas, 350 testemunhos escritos e 16 relatados de videoconferência coletadas entre 1 de setembro e 31 de outubro deste ano.

Nesta pesquisa, foi apontada que grande maioria dos entrevistados (90%) frequenta uma igreja evangélica regularmente e, a maioria é empregada por empresas privadas somam (42%).

A pesquisa mostra que a maioria dos evangélicos não tem dificuldade de se identificar como tal em seu local de trabalho (91%), e a maioria (80%) diz que não sofre incompreensão ou zombaria por conta da fé.

Por outro lado, a pesquisa destacou que alguns testemunhos de uma minoria de entrevistados mostram que eles se sentem discriminados por causa de sua fé. Dois exemplos compartilhados são: “a expressão da minha fé foi a causa de duas dispensas durante minha carreira”, ou “meu marido foi dispensado por falar sobre a Bíblia a um paciente”.

Apenas 28% dos entrevistados veem seu “trabalho como uma forma de atender às necessidades da igreja e de seus ministérios”, enquanto 35% têm um conflito ético com os valores ou práticas de empregadores em relação à sua fé, diz a pesquisa.

Mesmo diante da vontade dos entrevistados em se identificar como cristão no trabalho, esta pesquisa também revelou uma dificuldade que os evangélicos têm em testemunhar sua fé entre seus colegas de trabalho.

A maioria “sente-se inadequada e culpada”, por temer “poder ser má testemunha”; sentem que “não estão fazendo o suficiente”; ou pressionam-se, “porque ouvi dizer que um cristão deve ser perfeito para dar um bom testemunho e isso é impossível”, expressa alguns dos testemunhos.

Por conta disso, 87% dos evangélicos entrevistados gostariam de “estar mais bem equipados para saber como o Evangelho é uma boa notícia em seu campo profissional”.

Para aprofundar a nossa missão principal, que é favorecer o anúncio e a prática do Evangelho na França, pretendemos oferecer nos meses instrumentos de reflexão e aprofundamento teológico sobre estes temas (testemunho da própria fé, da Igreja ,, trabalho do ponto de vista bíblico , etc.), que não são cerne da vida cristã”, emplica a CNEF.

Comentários

Por José Souza

Baiano, José Souza é um Jornalista. Atuou como freelancer para diversos sites conhecidos. Hoje, é colaborador do Diário Gospel. (Registro Profissional-5171/BA). E-mail: jjsouza_19@hotmail.com

Confira também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os Direitos Reservados ©2024 Diário Gospel