O que a Bíblia fala sobre aborto? É pecado abortar na gestação?

O nascimento de um bebê sempre é algo precioso em nossas vidas, pois também é vida que irá crescer aos poucos e se tornar uma pessoa adulta um dia como nós.

Ao vim ao mundo, os bebês não entendem nada e nem como vieram, mas passarão a entender tudo isso conforme o crescimento.

Quem sãos pais ou responsáveis sabem o quanto é importante cuidar dos pequenos, além da responsabilidade de como criar eles e manter a saúde deles saudáveis.

Mas ainda assim, existem muitas pessoas que não desejam ter filhos, talvez por viver uma vida mais liberta para sair e voltar a hora que quer, dormir sem ouvir o choro do bebê, ou até mesmo por não ter uma boa condição financeira para investir na saúde da criança.

Alguns planejam a gravidez e sabem das obrigações que terão com o bebê desde o início da gestação até o fim da vida.

Mas tem outras pessoas que não se previnam durante a relação e tiveram o teste de gravidez positivo, isso acontece muito entre os casais ou encontros a primeira vista.

Quando isso ocorre, uma gravidez indesejada, não planejada, mesmo assim, existem mães que desejam continuar carregando o bebê por até 9 meses na barriga.

Mas há outras que preferem abortar o bebê durante a gestação ou até mesmo antes dele se formar dentro da barriga.

Esse aborto pode ocorrer por dois motivos, uma por ela não ter condição de ter filhos e correr os riscos ou por vontade de abortar por não querer mesmo ter filhos ou por incentivo do pai que pede pra rejeitar ou por outras pessoas.

Ainda existem outro motivo pelo qual muitas abortam, quando são violentadas a força e não querem o filho de alguém assim.

Mas afinal, o que a Bíblia diz sobre o aborto? Abaixo, destacamos a resposta e alguns versículos que falam de aborto, para você ter uma noção com base na Bíblia e entender se aborto é pecado ou não, já que muitas pessoas tem curiosidade de saber se abortar na gestação é pecado.

O aborto segundo a Bíblia

De acordo com as informações, “a Bíblia não diz nada diretamente sobre o aborto mas existem alguns versículos que apontam para a formação do ser humano já no útero e como desde o útero, desde o ventre da mãe o ser humano é um ser querido a Deus”, destaca o estudioso de hagiografias Thiago Maerki, pesquisador da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e associado da Hagiography Society, dos Estados Unidos.

Ainda segundo Maerki, “a Bíblia não tem um mandamento que diga ‘não abortarás’. Temos o ‘não matarás’, que muitas vezes é tomado pelos religiosos para condenar também o aborto”.

Já em relação algumas regras das igrejas, o Coordenador do Núcleo Fé e Cultura da PUC-SP, o biólogo e sociólogo, Francisco Borba Ribeiro Neto, explica que “a doutrina católica sempre condenou o aborto, entendido como ato de matar uma criança ainda no útero materno. Contudo, a compreensão científica da concepção e da gravidez mudou muito ao longo dos séculos, e os textos mais antigos nem sempre formularam a interdição ao aborto como proposto atualmente”.

Para entender melhor, o Papa Francisco diz o seguinte: “Quero enfatizar, com todas as minhas forças, que o aborto é um pecado grave, porque põe fim a uma vida humana inocente. Com a mesma força, no entanto, posso e devo afirmar que não existe nenhum pecado que a misericórdia de Deus não possa alcançar e destruir, ali onde se encontra um coração arrependido”, acrescentou ele.

5 versículos sobre o aborto

1. Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Digo isso com convicção.(Salmos 139:13-14)

2. Não se envolva em falsas acu­sações nem condene à morte o inocente e o justo, porque não absolverei o culpado.(Êxodo 23:7)

3. A todo aquele que derramar sangue, tanto ho­mem como animal, pedirei contas; a cada um pedirei contas da vida do seu próximo. “Quem derramar sangue do homem, pelo homem seu sangue será derramado; porque à imagem de Deus foi o homem criado.(Gênesis 9:5-6)

4. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.(1 João 1:9)

5. Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia.(Provérbios 28:13)

Comentários

Por José Souza

Baiano, José Souza é um Jornalista. Atuou como freelancer para diversos sites conhecidos. Hoje, é colaborador do Diário Gospel. (Registro Profissional-5171/BA). E-mail: jjsouza_19@hotmail.com

Confira também:

Todos os Direitos Reservados ©2024 Diário Gospel