Estudo descobre que pessoas que vão à igreja são mais felizes e têm menos depressão

Reprodução

Uma pesquisa feita pelo Instituto Gallup, nos EUA, revelou que quanto mais vezes as pessoa vão à igreja, mais feliz elas são. Além disso, o estudo também comprova que elas têm menos depressão.

O estudo compara o grau de felicidade entre pessoas que visitam igreja frequentemente com aquelas que vão poucas ou nenhuma vez. “Os dados do Gallup, em janeiro, indicam que 92% daqueles que frequentam os cultos semanalmente estão mais satisfeitos, em comparação com 82% daqueles que frequentam menos do que mensalmente”, explica o diretor do Instituto, Dr. Frank Newport, que também é um cientista pesquisador na área da sociologia.

Conforme a fala do pesquisador, “a diferença é ainda mais evidente em termos do percentual entre pessoas que relatam estar muito satisfeitas (67%), que frequentam semanalmente a igreja, em comparação com 48% das que dizem frequentar pouco”.

Segundo Frank, a fé desenvolve impactos diretos, não apenas na vida espiritual, mas também na saúde mental das pessoas. Os dados reforçam a importância da prática religiosa no contexto social.

A pesquisa se referia a todas as religiões, no entanto, como a maioria dos norte-americanos são cristãos, os dados acabaram tendo mais relação com este segmento cristão.

“Essas descobertas atualizam uma longa linha de estudos que confirmam a conexão entre religião e bem-estar, tornando-se uma das descobertas mais pesquisadas e robustas em toda a sociologia da religião”, afirma Frank Newport.

O pesquisador também destaca que a experiência religiosa é muito importante no combate a problemas emocionais e psicológicos, como a depressão e que pensamentos negativos e outros contextos potencialmente psicopatológicos também foram observados em menor número entre as pessoas que frequentam a igreja.

Comentários

Por José Souza

Baiano, José Souza é um Jornalista. Atuou como freelancer para diversos sites conhecidos. Hoje, é colaborador do Diário Gospel. (Registro Profissional-5171/BA). E-mail: jjsouza_19@hotmail.com

Confira também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os Direitos Reservados ©2024 Diário Gospel