Crente pode praticar a Quaresma?

Uma das dúvidas entre os cristãos, sejam eles de qualquer igreja, é sim pode participar da quaresma ou não. Nesse período popular, muitos seguem aquele ditado de jejum e passam na maioria das vezes, o dia inteiro sem se alimentar.

Para quem não sabe, a quaresma é um feriado celebrado entre os cristãos em preparação para a Páscoa. Mesmo sabendo que esta data seja normalmente associada à Igreja Católica, muitas pessoas fora dessa denominação se perguntam se devem ou não praticar a Quaresma.

Se você está decidindo se vai ou não celebrar e praticar a Quaresma agora em 2023, destacamos abaixo, alguns assuntos relacionados a este tema que pode ajudar você a tomar a decisão correta e tirar todas as suas dúvidas.

Entenda o período da Quaresma

A Quaresma acontece durante os dias que antecedem a Páscoa. Durante esse perído, as pessoas normalmente abrem mão de algo para passar mais tempo com Deus. A ideia da Quaresma vem do exemplo de jejum de Jesus por quarenta dias e quarenta noites.

Enquanto Jesus jejuou de comida e água por quarenta dias e quarenta noites, em nenhum lugar da Bíblia somos ordenados a jejuar de comida e água quarenta dias e quarenta noites, mas somos encorajados em toda a Escritura a jejuar como um meio de focar melhor nossa vida de oração.

Jesus jejuou de comida e água para se concentrar melhor no Pai. Ele sacrificou os prazeres da comida e da água para passar mais tempo com o Pai em oração.

A vida dos cristãos sobre a quaresma

É importante entender que se a pessoa recuperada de um distúrbio alimentar participa do jejum tradicional de comida e água para a Quaresma, isso pode trazer danos terríveis à vítima.

De acordo com especialistas, isso pode fazer com que essas pessoas tenham recaídas em seu distúrbio alimentar, o que pode ser ainda mais complicado para eles se recuperarem uma segunda vez.

Mesmo que um indivíduo não tenha se recuperado de um distúrbio alimentar e ainda esteja presente em um distúrbio alimentar, também é importante ressaltar que ele não faça nenhum tipo de jejum de comida ou água na Quaresma.

Isso também será extremamente arriscado e pode por a vida da pessoa em risco. Portanto, é melhor um jejuar de algo que realmente o ajudará a passar mais tempo com Deus e a aumentar em seu relacionamento com Ele.

Cristão deve comemorar a Quaresma?

A Quaresma é para todos, portanto, você não precisa ser católico para praticar a Quaresma. Qualquer cristão de qualquer denominação pode praticar a Quaresma. Embora a Quaresma esteja geralmente ligada ao catolicismo, isso não significa que aqueles que estão fora da Igreja Católica não possam participar da Quaresma durante os quarenta dias que antecedem a Páscoa.

A Quaresma é para todos os cristãos que desejam passar mais tempo com Deus em oração e leitura da Bíblia, deixando claro a todos que servem à todos sobre esse tema confuso.

Seja você metodista, batista, luterano, presbiteriano ou anglicano, você ainda pode praticar a Quaresma. Em outras palavras, as denominações protestantes podem praticar a Quaresma.

A Quaresma não é um feriado apenas católico. Não importa qual igreja você frequenta, você ainda pode participar de jejum e oração para se aproximar de Jesus. Qualquer cristão pode praticar a Quaresma porque o foco disso é passar mais tempo com Deus.

Ao passar tempo com o Senhor, você pode conhecê-Lo melhor, aprofundar seu relacionamento com Ele e brilhar intensamente para o Senhor. Quanto mais tempo passarmos com Deus, mais o refletiremos em nossa vida e entenderemos melhor a glória de sua ressurreição.

Período da Quaresma em 2023

Para o ano de 2023, a quaresma começa em 22 de fevereiro e termina em 06 de abril.

Comentários

Por José Souza

Baiano, José Souza é um Jornalista. Atuou como freelancer para diversos sites conhecidos. Hoje, é colaborador do Diário Gospel. (Registro Profissional-5171/BA). E-mail: jjsouza_19@hotmail.com

Confira também:

Todos os Direitos Reservados ©2024 Diário Gospel