Crente pode comer carne na quaresma?

Uma das dúvidas entre muitos cristãos é saber o que pode comer durante o período da quaresma. Em 2023, a quaresma começa em 22 de fevereiro e termina em 06 de abril.

Durante esse tempo, os católicos aproveitam para comer peixe e chegam a fazer jejum de carne, o que pode comer segundo eles. Já os crentes usam esse período como qualquer data do ano. Mas afinal, o cristão pode comer carne na quaresma?

Evangélico pode comer carne na quaresma

Segundo os católicos, porque não pode comer carne na sexta-feira santa ou sexta-Feira da Paixão?
Essa tradição milenar do catolicismo opõe-se ao consumo de carne vermelha e de frango nesse dia. Dentro desse costume, é comum que nesse dia as pessoas substituam o consumo dessas carnes pelo consumo de peixe.

Para os cristãos, é pecado comer carne na sexta?

Diferente da tradição católica, a Igreja Evangélica não costuma necessariamente fazer jejum na “Sexta-feira Santa”. O pastor Luiz Zogob explica que na sexta-feira santa, os evangélicos não fazem o jejum da carne vermelha. “Podemos comer qualquer tipo de carne, comemos nessa data sem nenhuma proibição”.

Quais os dias que não pode comer carne na quaresma?

Durante a quaresma, que é o período de 40 dias que antecede a Páscoa, a recomendação da Igreja é que o fiel não coma carne ou substitua isso por pequenas ações de sacrifício. A abstinência de comer carne é obrigatória a partir dos 14 anos. Todas as sextas-feiras da Quaresma também são de abstinência obrigatória. As sextas-feiras do ano também são dias de abstinência.

Crente pode comer peixe na quaresma?

Outra dúvida sobre muitas pessoas é se já que católico pode comer esse alimento, se também o evangélico pode comer peixe na quaresma e abaixo, destacamos alguns assuntos importantes sobre a quaresma.

Seguindo alguns assuntos bíblicos relacionados se o cristão pode comer peixe na quaresma, ele pode sim comer qualquer tipo de carne, comemos nessa data sem nenhuma proibição.

Versículos sobre quaresma

Abaixo, selecionamos alguns versículos bíblicos que falam sobre a quaresma para você entender melhor e ficar por dentro daquilo que é permitido em nossas vidas, segundo a Bíblia.

1 – Há quem considere um dia mais sagrado que outro; há quem considere iguais todos os dias. Cada um deve estar plenamente convicto em sua própria mente. Aquele que considera um dia especial para o Senhor assim o faz. Aquele que come carne para o Senhor come, pois dá graças a Deus; e aquele que se abstém para o Senhor se abstém, e dá graças a Deus.(Romanos 14:5-6).

2 – “Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os outros vejam que eles estão jejuando. Eu digo verdadeiramente que eles já receberam sua plena recompensa. Ao jejuar, arrume o cabelo e lave o rosto, para que não pareça aos outros que você está jejuando, mas apenas a seu Pai, que vê em secreto. E seu Pai, que vê em secreto, o recompensará.(Mateus 6:16-18).

3 – “O jejum que desejo não é este: soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e romper todo jugo? Não é partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, e não recusar ajuda ao próximo?(Isaías 58:6-7).

Comentários

Por José Souza

Baiano, José Souza é um Jornalista. Atuou como freelancer para diversos sites conhecidos. Hoje, é colaborador do Diário Gospel. (Registro Profissional-5171/BA). E-mail: jjsouza_19@hotmail.com

Confira também:

Todos os Direitos Reservados ©2024 Diário Gospel