Sexta-feira Santa para os católicos e evangélicos: Entenda as diferenças das igrejas

A Sexta-feira Santa, mais conhecida como sexta-feira da paixão, que neste ano de 2023 é celebrado no dia 07 de abril, é um feriado nacional e antecede o Domingo de Páscoa, data comemorativa que acontecerá neste ano, em 09 de abril.

A Sexta-feira Santa (Paixão de Cristo) e a Páscoa fazem parte das comemorações da Semana Santa. A Sexta-feira Santa é uma data muito importante para os cristãos, pois a igreja recorda o dia em que Jesus Cristo morreu crucificado.

A data se insere no tríduo pascal, em que se realizam as últimas celebrações da semana santa. O tríduo pascal começa na quinta-feira santa à noite e encerra no domingo de Páscoa, em que se comemora a ressurreição de Jesus.

Como é a sexta-feira santa para católicos e evangélicos?

Igrejas com regras e tradições diferentes uma das outras, as igrejas católicas e evangélicos não seguem as mesmas coisas no feriado de sexta-feira santa.

Na igreja católica, segundo o padre Josimar Lobo, o jejum na sexta é uma tradição antiga desde a idade media, como uma prática que os fiéis não deixaram de fazer porque lembrava e lembra ao derramamento do sangue de Cristo na cruz pela humanidade.

Até os dias de hoje os católicos seguem essa tradição, pois é um ato de fé e devoção. O padre ainda explica que o jejum na sexta da paixão não necessariamente deixar apenas de consumir a carne nessa data, e sim de renunciar o que nos traz conforto e o que não faz bem para a humanidade.

O tradicional é o peixe, pois além de ser saudável está presente em relatos bíblicos. Legumes também podem ser consumidos.

Já na igreja evangélica, diferente da tradição católica, esta religião não costuma necessariamente fazer jejum na “Sexta-feira Santa”. O pastor Luiz Zogob explica que na sexta-feira santa, os evangélicos não fazem o jejum da carne vermelha.

“Podemos comer qualquer tipo de carne, comemos nessa data sem nenhuma proibição. Porém nos baseamos na bíblia”, disse. Ainda de acordo com o pastor, para os evangélicos, qualquer dia pode ser de jejum, pois essa abstinência depende da necessidade crista de cada fiel.

“O evangélico faz o jejum por uma causa que tem por um conhecido, familiar, amigo como propósito de que Deus tire o mal da vida dessa pessoa”, concluiu.

Comentários

Por José Souza

Baiano, José Souza é um Jornalista. Atuou como freelancer para diversos sites conhecidos. Hoje, é colaborador do Diário Gospel. (Registro Profissional-5171/BA). E-mail: jjsouza_19@hotmail.com

Confira também:

Todos os Direitos Reservados ©2024 Diário Gospel