O que a Bíblia diz sobre descanso?

Em vários momentos de nossas vidas nos cansamos diante das correrias do dia a dia do trabalho, de viagem, de exercícios ou até mesmo ao encarar situações complicadas que nos estressam.

Descansar é a melhor forma que podemos fazer diante disso. Mas o descanso é difícil para nós e também para os incrédulos porque não podemos desligar nossos cérebros. Precisamos de verdadeiro descanso. Mas como é exatamente o descanso verdadeiro e piedoso?

Significado de descanso na Bíblia

A palavra de modo geral para as pessoas significa relaxar em paz; ela também implica pessoas em luto por causa dos mortos.

Na Bíblia, podemos refletir a palavra descanso em Gênesis 2:2, que diz assim: “No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou.”

O que isso significa para nós? Que depois de concluir aquela tarefa do dia ou algum destino de viagem ou outro problema resolvido, podemos sim se preparar para descansar, relaxar em paz e saber que todo aquele assunto finalmente foi concluído.

O trabalho por exemplo é um tema muito importante na Bíblia. Contudo, somos também chamados à atenção sobre a importância de equilibrar o trabalho com descanso. Embora o conceito de férias vá variando no tempo e na geografia, o descanso é de facto importante.

Hoje, o período de férias é o período habitual em que as famílias tiram um tempo para descansar e evitar o estresse. Nada deste assunto é novo. Deus foi o primeiro a descansar.

É importante deixar claro que foi Deus, o nosso senhor, quem criou o descanso. A Bíblia começa com o trabalho de Deus, a criação do mundo.

Depois do Senhor ter trabalhado 6 dias, reservou o sétimo para descansar após concluir toda essa obra. Esse padrão foi posteriormente passado ao Homem. Portanto, Deus não só criou o trabalho como criou o descanso para nós.

Jesus também descansava e convidava outros a descansar, como podemos ler isso em Marcos 6:31, que diz assim: “Havia muita gente indo e vindo, a ponto de eles não terem tempo para comer. Jesus lhes disse: “Venham comigo para um lugar deserto e descansem um pouco”.”

Jesus sempre trabalhou. Antes de começar o seu ministério, Ele trabalhava como carpinteiro. No entanto, no meio de uma vida muito agitada e seguido por muitas multidões, Ele se ausentava as vezes para descansar.

O descanso é mencionado na Bíblia como uma ação depois de um período de trabalho. O sábado surgia após 6 dias de trabalho. A Bíblia condena uma vida de preguiça e de ócio. No entanto, dá suporte ao descanso de quem trabalha.

Onde é mencionado a palavra descanso na Bíblia?

Em várias páginas da Bíblia é citado a palavra descanso. Como por exemplo em Gênesis 2:2 que destaca a primeira menção de descanso,

“E havendo Deus acabado no dia sétimo a sua obra que tinha feito, e descansou no sétimo dia de toda a sua obra que tinha feito.”

Alguns outros lugares nas Escrituras que citam o mesmo tipo de descanso incluem Êxodo 5:5, 16:30, 23;2, 23:32, Isaías 66:23 e Mateus 12:1.

Também pode ser encontrado a palavra descanso em Mateus 12:8, que diz assim: “Porque o Filho do Homem é Senhor do sábado [descanso]”.

O que significa descanso em Deus?

Além de nosso descanso terreno, precisamos do descanso final – o descanso de Deus. Êxodo 20:8-11 nos dá uma visão de que o sétimo dia de descanso de Deus serve como modelo para o nosso próprio sábado.

Como Seus filhos, vivemos e trabalhamos bem durante a semana e depois paramos de trabalhar regularmente por um dia.

A Bíblia de Estudo ESV destaca mais informações sobre o descanso de Deus. A geração de Josué via o descanso como a entrada na Terra Prometida, mas o descanso de Deus é mencionado em Hebreus 4:7 como “muito tempo depois”.

A certeza de entrar no descanso de Deus significa “cessar das lutas espirituais que refletem a incerteza sobre o destino final de alguém.

Significa desfrutar de estar estabelecido na presença de Deus e compartilhar da alegria eterna em que Deus entrou quando descansou no sétimo dia.” Descansamos quando encontramos nossa total satisfação Nele.

Oração de descanso

Abaixo, citamos uma oração para que Deus lhe dê descanso e você volte a ter força e ânimo para continuar vivendo coisas novas com alegria e tranquilidade.

– Deus pai, Eu preciso do descanso que só você pode dar. Uma boa noite de sono é temporariamente restauradora, e sou muito grato a Você por isso. Mas não é um descanso santo como o que vem de Ti. Ajude-me a saber que não posso fazer tudo e devo deixar muitas coisas em Suas mãos soberanas. Obrigado por sua promessa a nós que cremos no Senhor Jesus Cristo, que um dia entraremos em seu santo descanso e veremos você face a face. Que dia glorioso será. Eu te amo, pai. Em nome de Jesus eu oro e dou graças, Amém!!!

Comentários

Por José Souza

Baiano, José Souza é um Jornalista. Atuou como freelancer para diversos sites conhecidos. Hoje, é colaborador do Diário Gospel. (Registro Profissional-5171/BA). E-mail: jjsouza_19@hotmail.com

Confira também:

Todos os Direitos Reservados ©2024 Diário Gospel