O que a Bíblia diz sobre o carnaval?

O carnaval é uma das festividades do ano sempre celebradas em fevereiro, ou seja, no início de cada ano. No Brasil, em estados como Bahia, as festas são acompanhadas de trio elétrico, bandas e foliões.

Alguns autores destacam que a palavra carnaval vem da origem Latim, que significa “carna vale”, que quer dizer – adeus à carne.

Ou seja, é uma festa da carne, que não pertence as cristãos, pois nós não recebemos o espírito do mundo, mas, sim, o espírito que provém do Senhor.

O que Deus diz sobre o carnaval?

Mas será que o carnaval pode também ser comemorado pelos cristãos? Pois bem! Deus não diz nada sobre o carnaval na Bíblia, porém, destaca muitas coisas sobre qual deve ser a nossa atitude perante festas como o carnaval.

A Bíblia menciona muitas festas que o povo hebreu realizava mas nenhuma delas era parecida com a festa do Carnaval.

As festas que os hebreus faziam tinham um propósito e eram festas ordenadas por Deus. Além de ser para louvá-Lo, eram festas de gratidão.

Na Bíblia, em 1 Coríntios 6:19, explica que o nosso corpo é o santuário do Espírito Santo, que todas as coisas me são permitidas mas nem tudo me convém.

O carnaval é uma identificação com as práticas do mundo, quando participamos nos identificamos com tudo o que nos oferece.

Portanto, aqueles que estão caminhando para a casa do Senhor, é sempre bom evitar algumas festividades que podem contribuir para o lado errado, o lado das ilusões.

Há festas que cabem os cristãos frequentar, outras não. Existem festas onde há bebidas alcoólicas, cigarros, além de relações amorosas, confusões que podem incentivar ao mundo da perdição.

Evitar certos tipos de ambientes podem lhe dá força para seguir firme na casa de Deus.

Versículos sobre o carnaval

Abaixo, destacamos alguns versículos bíblicos que não falam diretamente sobre o carnaval, mas que têm relação com tudo que ocorre nesta tradição à exemplos do alcoolismo e outros.

Em Romanos 13:13, a Bíblia cita que Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja.

Em Romanos 7:5, revela o seguinte: “Pois quando éramos controlados pela carne, as paixões pecaminosas despertadas pela Lei atuavam em nosso corpo, de forma que dávamos fruto para a morte”.

A Bíblia também esclarece em Gálatas 6:8 que “quem semeia para a sua carne da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito do Espírito colherá a vida eterna”.

Comentários

Por José Souza

Baiano, José Souza é um Jornalista. Atuou como freelancer para diversos sites conhecidos. Hoje, é colaborador do Diário Gospel. (Registro Profissional-5171/BA). E-mail: jjsouza_19@hotmail.com

Confira também:

Todos os Direitos Reservados ©2024 Diário Gospel