Eleições 2022: Consulta ao local de votação pode ser feita pela internet

Neste domingo (02), mais de 156 milhões de eleitores de todo o Brasil vão às urnas votar. Nessas eleições de 2022, o eleitor pode escolher cinco candidatos.

São eles, candidatos a deputados Estadual e Federal, bem como para Governador, Senador e Presidente da República.

O 1º turno das eleições  acontece neste domingo e eventual 2º turno será realizado no dia 30 de outubro, respectivamente primeiro e último domingo do mês.

A votação ficará aberta ao público no horário das 8h às 17h em todo o Brasil, obedecendo o horário de Brasília.

Lembrando que o eleitor pode consultar o seu local de votação pela internet, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou de aplicativos da Justiça Eleitoral.

Consultar o local de votação

Pelo site do TSE, o interessado pode verificar o local de votação através da opção “Eleitor e Eleições”, na parte superior da página. Ao clicar nesse tópico, o eleitor será redirecionado para dois menus: em “Eleitor”, é só clicar no link “Local de votação/zonas eleitorais”.

A página disponibiliza uma série de opções, que vão desde a simples consulta ao local de votação até a pesquisa aos locais de votação para o eleitorado que solicitou o voto em trânsito e, ainda, o voto em trânsito do eleitorado militar e servidores da Justiça Eleitoral que estarão em serviço no dia da eleição.

Para pesquisar, basta preencher três informações: O nome, número do título de eleitor ou CPF, data de nascimento e nome da mãe.

Depois disso, a página mostrará o resultado com o número da zona eleitoral, da seção eleitoral e o endereço do local de votação.

Ainda na página principal do TSE, também é possível fazer a consultar no “Autoatendimento do Eleitor”, disponível no alto do menu “Eleitor e Eleições”, ou no conjunto de menus localizados no lado direito da capa do portal.

O Autoatendimento dispõe de uma série de serviços remotos, diretamente pelo computador, para que não seja necessário sair de casa.

Neste caso, para consultar, basta clicar no ícone “Onde Votar” e preencher o formulário disponível com as mesmas informações pessoais para obter os dados do local de votação.

Consultar local de votação pelo aplicativo e-Título

O e-Título (aplicativo móvel gratuito para os celulares), funciona como a via digital do título de eleitor. Por ele o eleitor pode acessar, de forma rápida e simples, várias informações do eleitorado cadastradas junto à Justiça Eleitoral, entre elas o local de votação.

Para fazer a consulta, basta entrar no aplicativo e, no menu principal, clicar em “Onde Votar”. Uma nova tela se abrirá, com os dados sobre a seção, zona e endereço.

Além disso, um mapa será mostrado ao fundo, basta clicar sobre o ícone azul que uma rota até o local será oferecida para facilitar a chegada da eleitora e eleitor ao local de votação.

Consultar local de votação pelo Chatbot do WhatsApp

Parceria do TSE com o serviço de mensagens, o assistente virtual está disponível desde o ano de e oferece, entre os serviços disponíveis, a consulta ao local de votação.

E funciona de forma simples: basta enviar um “oi” para o número +55 61 996371078 no WhatsApp ou clicar no link https://wa.me/556196371078 e salvar o contato para receber os conteúdos do bot.

A consulta ao local de votação deve ser realizada da seguinte forma: no menu principal, basta clicar em “Acesse o Chatbot” e, em seguida, “ver tópicos”. Em seguida, dentro de “Serviços ao Eleitor”, basta escolher a opção “Local de votação”. A partir daí, a consulta pode ser feita pelo nome completo, título de eleitor ou CPF.

Ao colocar qualquer um desses dados, juntamente com a data de nascimento e nome completo da mãe, o aplicativo apresentará o resultado, com as informações sobre o domicílio eleitoral – zona, seção, local, endereço e município –, bem como com um mapa que indica, com precisão, o local onde a eleitora e eleitor devem comparecer para votar no dia 2 de outubro, primeiro turno das Eleições deste ano.

Como votar nos candidatos às eleições 2022?

Até as eleições de 2014, o eleitor votava primeiro para deputado estadual ou distrital. Agora em 2022, o eleitor escolhe primeiro o seu candidato a deputado federal.

Na sequência para deputado Estadual, seguindo para Governador, Senador e, por último, ao Presidente da República.

Comentários

Por José Souza

Baiano, José Souza é um Jornalista. Atuou como freelancer para diversos sites conhecidos. Hoje, é colaborador do Diário Gospel. (Registro Profissional-5171/BA). E-mail: jjsouza_19@hotmail.com

Confira também:

Todos os Direitos Reservados ©2024 Diário Gospel