Com 52% na pesquisa, Lula pode ser eleito Presidente da República em primeiro turno

A nova pesquisa do Ipec divulgada na última segunda-feira (19), mostra que o ex-presidente Lula (PT), subiu um ponto percentual e tem 47% das intenções de voto para à presidência da República, 16 a mais do que o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, que tem 31%.

Votos válidos garante vitória de Lula no 1º turno

Segundo a pesquisa Ipec (ex-Ibope), se contabilizados apenas os votos válidos, que exclui da soma geral os votos em branco e os nulos, Lula também cresceu um ponto e pode ser eleito no primeiro turno.

Para vencer o pleito sem necessidade de 2º turno, o candidato precisa de 50% mais 1 dos votos válidos, conforme a Lei das Eleições do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

– Lula (PT) tem 52% dos votos válidos (na pesquisa anterior, ele tinha 51%).

– Jair Bolsonaro (PL) tem 34% (na pesquisa anterior ele obteve 35%)

Em uma semana, as intenções de voto em Lula aumentaram em vários grupos em relação à pesquisa anterior.

Outros candidatos à Presidência

Segundo o Ipec, Ciro Gomes (PDT) se mantém em terceiro lugar com 7% das intenções de voto, o mesmo percentual da pesquisa anterior.

Em quarto está a senadora Simone Tebet (MDB-MS), com 5%. Já Soraya Thronicke (União Brasil) segue com 1%.

Não pontuaram: Felipe d’Avila (Novo), Vera (PSTU), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB) e Sofia Manzano (PCB).

Branco/nulo somaram 5% (6% na pesquisa anterior) e não sabem ou não quiseram responder, 4%. Não sabe/não respondeu: 4% (4% na pesquisa anterior).

Sobre as eleições 2022

A votação para os candidatos a deputados estaduais e federais, bem como para governadores, senadores e presidente da República acontece no dia 02 de outubro (Domingo).

A apuração de votos para Presidente da República e demais cargos de governo começarão a partir das 17h do mesmo dia, assim que encerrar a votação nas urnas.

Comentários

Por José Souza

Baiano, José Souza é um Jornalista. Atuou como freelancer para diversos sites conhecidos. Hoje, é colaborador do Diário Gospel. (Registro Profissional-5171/BA). E-mail: jjsouza_19@hotmail.com

Confira também:

Todos os Direitos Reservados ©2024 Diário Gospel