Tribunal Superior Eleitoral manda Bolsonaro tirar do ar, o vídeo em que chama Lula de corrupto e ladrão

Reprodução/Facebook

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Paulo de Tarso Sanseverino, determinou a suspensão imediata da veiculação de peças da propaganda eleitoral do presidente da República e candidato à reeleição, Jair Messias Bolsonaro (PL), em que ele chama o seu adversário Lula de corrupto e ladrão.

A decisão foi tomada na última quarta-feira (12). Lula aparece dizendo que foi inocentado e o narrador responde: “Não! Não foi. A pior e maior mentira dessa eleição é dizer que Lula foi inocentado”.

Em outra, uma entrevistada fala: “Eu acho o Lula um verdadeiro ladrão. Eu não votaria no Lula, nem a pau, Deus me livre votar no Lula”.

Para a Corte, as falas “contrariam o direito à presunção de inocência”. O pedido de suspensão foi feito pela chapa Lula-Alckmin. Os advogados argumentaram que as peças “ultrapassam o direito à liberdade de expressão e atingem a honra” de Lula, associando o voto no petista à escolha de um corrupto.

“A propaganda eleitoral impugnada é ilícita, pois atribui ao candidato à conduta de ‘corrupto’ e ‘ladrão’, não observando a legislação eleitoral regente e a regra de tratamento fundamentada na garantia constitucional da presunção de inocência ou não culpabilidade”, afirmou o ministro do TSE, na liminar.

O ministro também acrescentou ainda que Jair Bolsonaro pode ter cometido “crime de calúnia, injúria ou difamação” pela campanha contra Lula. Caso a campanha do chefe do Executivo não remova os vídeos, terá de pagar R$ 50 mil.

Acusações

Das 11 acusações mais conhecidas de que o candidato Lula foi alvo da Justiça durante o período em que foi presidente do Brasil, o petista só conseguiu ser absolvido em três, isso porque faltaram provas. As demais, todas se incluem nos casos de arquivamentos, erros processuais ou foram suspensas.

Comentários

Por José Souza

Baiano, José Souza é um Jornalista. Atuou como freelancer para diversos sites conhecidos. Hoje, é colaborador do Diário Gospel. (Registro Profissional-5171/BA). E-mail: jjsouza_19@hotmail.com

Confira também:

Todos os Direitos Reservados ©2024 Diário Gospel