História do nascimento de Jesus Cristo no Natal

O natal é uma das datas mais importantes do calendário, que além de ser um dia consagrado para reunir a família, também é o momento de folga para muitas pessoas por ser no fim de ano.

A data sempre esteve associada à generosidade, ao amor, à esperança e ao sentimento fraterno. Nessa época, muitas pessoas querem agradar os familiares e amigos com palavras de fé, de carinho, de renovação e de proteção ao próximo e buscam as melhores frases e mensagens bíblicas natalinas para homenagear ou celebrar a data em suas vidas.

Nascimento de Jesus

Celebrado todo dia 25 de dezembro, o Natal representa o nascimento de Jesus. Para os cristãos, Ele veio ao mundo para salvar os homens de seus pecados.

Contam que o menino Jesus nasceu na cidade de Belém, numa manjedoura, entre os animais. Foi sua primeira lição de humildade. Uma estrela – a estrela de Belém -guiou os reis magos que foram levar presentes para o menino: ouro, incenso e mirra.

Historiadores suspeitam que Jesus possa ter nascido no final do governo de Herodes, o Grande, portanto entre o ano 6 e 4 antes da Era Comum.

História da Árvore de Natal

Nesta data de 25 de dezembro, a única coisa que não pode faltar é a famosa árvore de Natal, uma das tradições natalinas mais fortes e está ligada ao animismo dos povos antigos.

Os egípcios levavam folhas de palmeira para dentro de casa, os celtas adoravam o carvalho e os romanos enfeitavam o abeto. Na tradição cristã, o pinheiro se tornou a árvore do Natal. É costume enfeitar o pinheiro de Natal com bolas, fitas, velas ou pequenas luzes pisca-piscas. De arremate, uma estrela na ponta, lembrando a estrela de Belém.

História do Papai Noel e seus presentes

O hábito de trocar presentes no Natal também é bem antigo e está ligado à figura de Papai Noel, que tem uma origem curiosa. Seu nome era Nicolau e ele nasceu na cidade de Myra.

Tinha o costume de presentear secretamente as três filhas de um homem muito pobre, todo dia 06 de dezembro. A data foi transferida para o dia 25, e o costume de dar presentes, se manteve desde a época até hoje, quando chega o natal.

Depois que virou bispo e foi canonizado, São Nicolau passou a usar roupas vermelhas, botas, cinto e um chapéu, a figura representada por muitos que se vestem no natal para abrilhantar a vida das crianças.

Hoje em dia, muitos são pagos para vestir esse figurino e ficar dentro das lojas durante o período natalino, para fortalecer as vendas.

História do presépio no natal

Quem já passou por algumas praças já deram pra perceber as imagens de uns bonequinhos bastante enfeitados, o tão famoso presépio natalino. Na chegada do natal,

O presépio é a representação do nascimento de Jesus num estábulo. No ano de 1223, São Francisco de Assis decidiu passar o Natal numa gruta. E divulgou a ideia de criar figuras em barro para representar o nascimento de Jesus.

Foram criados muitos presépios a partir desta data. Em Nápoles, a arte do presépio alcançou grande requinte. No Brasil, há presépios muito bonitos.

Em algumas regiões do Nordeste, a tradição de retratar as figuras de Nossa Senhora e São José, do menino Jesus num berço de palha, de anjos, pastores e animais passa de pai para filho.

Comentários

Por José Souza

Baiano, José Souza é um Jornalista. Atuou como freelancer para diversos sites conhecidos. Hoje, é colaborador do Diário Gospel. (Registro Profissional-5171/BA). E-mail: jjsouza_19@hotmail.com

Confira também:

Todos os Direitos Reservados ©2024 Diário Gospel