Por que existem tantas igrejas se Deus é um só?

O que podemos observar ao decorrer dos tempos são as inúmeras religiões e Igrejas com diversos nomes e com doutrinas e ensinamentos diferentes, o que causa engano e desconfiança na humanidade. Porém, devemos entender o porquê de haver tantas religiões, se existe apenas um só Deus em nossas vidas.

Com base em alguns versículos, podemos chegar a esse ponto e tirar algumas dúvidas sobre o por que de tantas igrejas no mundo se há um só Deus, o motivo de existir tantas religiões, sejam elas católica, evangélica, cristã, etc.

Existem muitas razões que contribuíram para haver tantas igrejas diferentes. A grande variedade de igrejas e denominações é muito complexa.

Se Deus é um só, por que de tantas religiões no mundo?

Não existe nenhuma igreja perfeita mas podemos deparar com várias igrejas que seguem os princípios fundamentais da Bíblia.

O desejo de Jesus era que a igreja vivesse em união, como revela em João 17:22-23. Dentro da igreja primitiva havia variedade mas todos estavam unidos nos princípios fundamentais da fé.

As divisões eram resolvidas pelo debate e a análise das Escrituras. Mas, com o tempo, começaram a surgir divisões que separaram a igreja, um dos motivos por existir tantas igrejas se Deus é um Só.

Existem muitas igrejas de denominações diferentes que são boas. Apenas têm algumas diferenças em doutrinas secundárias. Busque analisar o que a igreja prega conforme a Bíblia (1 João 4:1). Evite igrejas com ensinamentos fundamentais errados.

Se uma igreja está em conformidade com a Bíblia, ela vai ensinar você a ser uma pessoa renovada, de coração puro, feliz e com muito amor ao próximo.

Existem igrejas que focam mais em arrecadar dinheiro com falsas promessas e por isso procure sempre a igreja certa sem vaidade e sem interesse no seu bolso, mas que apenas se preocupa em levar a palavra de Deus até você.

Abaixo, destacamos alguns passos importantes com base neste assunto para você conferir e entender melhor um pouco sobre essas divisões de igrejas e qual delas te interessar a seguir.

Divisões de igrejas

Existem alguns motivos principais que causam divisões nas igrejas nos quais podemos explicar para você e tirar suas dúvidas em relação a este assunto que é relevante e que também deve ser repassado ao próximo.

– Na maioria das vezes dentro de uma igreja existem muitos debates sobre doutrinas principais ou secundárias. Quando esta questão não é resolvida pelo grupo ou líderes, buscando a orientação de Deus, estudando e debatendo o que a Bíblia diz, neste caso pode causar uma separação por alguns não concordar.

– Já a mudança por parte dos fiéis de tal igreja para outra também pode acontecer porque existem algumas regras muito rígidas em algumas religiões que por algum motivo de descumprimento, a igreja pode expulsar essas pessoas que não concordam com certa doutrina oficial; os expulsos e para eles não perder a comunhão, se reúnem e formam uma nova igreja.

– Essas pessoas então decidem sair e criar uma nova igreja que aceita sua opinião, isso é um dos motivos maiores que podemos entender o porque de tantas igrejas diferentes no mundo mesmo sabendo que Deus é um só.

Versículos bíblicos sobre os mandamentos de Deus nas igrejas

1 – Para ser salvo você deve se arrepender dos seus pecados, crer que Jesus morreu e ressuscitou e confessá-lo como seu senhor e salvador – a salvação vem pela fé; depois você deve ser batizado como prova disso (Romanos 10:9).

2 – Jesus veio como um homem, totalmente homem, mas ao mesmo tempo era totalmente Deus (1 João 2:22; 2 João 1:7).

3 – Deus é todo-poderoso e criou o mundo; Ele nos criou para o Seu louvor (Salmos 148:5).

4 – Porque Deus nos ama, Ele enviou Seu filho Jesus para morrer pelos nossos pecados na cruz; no terceiro dia Ele ressuscitou (Atos dos Apóstolos 2:22-24).

5 – Um dia Jesus voltará para buscar os salvos e levá-los para morar no Céu com Ele; também haverá um julgamento e os ímpios serão destruídos junto com o diabo (1 Tessalonicenses 4:16-17; Mateus 25:31).

6 – Todo o homem está em pecado e separado de Deus; a consequência é morte física e ir para o Inferno (Romanos 3:23; Romanos 6:23).

7 – Quem é salvo recebe o Espírito Santo, que o ajudará a viver uma nova vida, livre do pecado (Atos dos Apóstolos 2:38).

Entendeu um pouco sobre as divisões de existir tantas igrejas se Deus é um só? Seja qualquer desacordo por algum motivo que não te convenceu, mude de religião mas não do caminho de Deus.

Seja qual for a igreja que você continuar seguindo em comunhão, Deus estará sempre com você nela e em qualquer momento de sua vida, basta ter fé e acreditar na palavra do Senhor.

Comentários

Por José Souza

Baiano, José Souza é um Jornalista. Atuou como freelancer para diversos sites conhecidos. Hoje, é colaborador do Diário Gospel. (Registro Profissional-5171/BA). E-mail: jjsouza_19@hotmail.com

Confira também:

Todos os Direitos Reservados ©2024 Diário Gospel