Como saber se serei salvo se existem várias igrejas com doutrinas diferentes?

Com o passar dos anos, houve um grande crescimento de denominações no mundo onde muitas delas com doutrinas diferentes uma das outras, deixando muitas dúvidas entre os frequentadores.

Cada religião segue sua doutrina, alguns permitem algo, outras não, algumas concordam, outras não e isso têm gerado preocupações na vida daqueles que servem à Deus mas sem saber se serão salvos ou não.

As crianças devem ser batizadas? O Espírito Santo habita no crente antes ou depois do batismo? Calvinismo ou arminismo ou algo mais? Falar em línguas é um sinal de salvação ou não?

Essas perguntas começaram a acumular e podem ser esmagadoras, a ponto de algumas pessoas resolverem que essas diferenças indicam que o cristianismo não é verdadeiro. Outros criam ansiedade sobre sua salvação e seu relacionamento com Deus se torna complicado.

A Bíblia revela que a salvação é disponibilizada por meio da morte e ressurreição de Jesus Cristo, submetendo-se a Ele como Senhor e Salvador, e é provada através da santificação e de um relacionamento mais profundo com Deus.

O que significa mas dizei uma palavra e serei salvo?

Muitas são as curiosidades também das pessoas sobre Dizei uma só palavra e serei salvo escrito no versículo de Mateus 8, 5-17.

A pergunta é! Será que fomos salvos, estamos sendo salvos e seremos salvos? Quem disse Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada?

No versículo, diz o seguinte: “Senhor eu não sou digno(a) que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e serei salvo(a)”. Mas, afinal, o que isso significa na vida dos cristãos?

É a súplica que os fiéis fazem antes de comungar: “Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo”. Essa frase, com uma pequena alteração, foi dita a Jesus pelo centurião romano cujo servo estava doente.

A salvação, no sentido bíblico, é o caminho criado por Deus para que as pessoas sejam restauradas a Ele espiritualmente, para que possam ter um relacionamento com Ele na vida e na eternidade, e para uma futura glorificação do corpo físico por meio da ressurreição.

Não é a religião que vai te salvar, mas sua crença no Senhor, como é revelado em Romanos 10:9, que diz: “Porque, se você confessar com a sua boca que Jesus é o Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, você será salvo”.

Sobre as doutrinas das igrejas e sua salvação

Doutrina é um acordo sobre crenças e princípios mantidos por um grupo. Como as pessoas são falíveis, elas lêem a Bíblia e já começam a interpretar o texto e, às vezes, chegam a conclusões diferentes.

Quanto mais e maiores divergências as pessoas tinham, mais elas começavam a se juntar com as interpretações que preferiam. Algumas dessas doutrinas estão enraizadas em falsos ensinos, sobre os quais a Bíblia advertiu:

“Amados, não acrediteis em todo espírito, mas provai os espíritos para ver se eles são de Deus, pois muitos falsos profetas têm saído pelo mundo”. (1 João 4:1).

Portanto, acreditar em uma dessas falsas doutrinas significa que alguém não é salvo, porque não tem um entendimento correto de Deus.

A melhor doutrina é aquela onde todas as regras contém na Bíblia sem acrescentar ou diminuir uma vírgula. Se você é acostumado (a) ler sempre a Bíblia e já tem um bom conhecimento, saberá se a igreja segue os padrões certos ou não.

Fiquem sempre atentos sobre isso e reclame quando achar que algo não está de acordo a Bíblia. Algumas dessas doutrinas estão enraizadas em falsos ensinos, sobre os quais a Bíblia advertiu:

“Amados, não acrediteis em todo espírito, mas provai os espíritos para ver se eles são de Deus, pois muitos falsos profetas têm saído pelo mundo”. (1 João 4:1).

Outras falsas doutrinas comuns incluem:

– Pode-se trabalhar ou ganhar a salvação?
– A morte de Jesus não é suficiente para a salvação
– Deus não é Pai, Filho e Espírito
– Jesus não ressuscitou
– Revelação adicional fora da Bíblia
– A Bíblia não é a palavra inspirada, perfeita e preservada de Deus
– Você não pode ter certeza da salvação
– Jesus não era perfeito
– Para ser salvo você deve falar em línguas
– O inferno não é real
– Os verdadeiros cristãos fazem ou não fazem certas coisas
– Os cristãos podem pecar o quanto quiserem

Essas crenças contradizem o que é visto na Bíblia, seja em demonstração ou em declarações abertas. Outras doutrinas que não estão de acordo não nascem de mentiras que contradizem a Bíblia, mas de desacordos sinceros sobre o que um versículo ou passagem pode significar.

Comentários

Por José Souza

Baiano, José Souza é um Jornalista. Atuou como freelancer para diversos sites conhecidos. Hoje, é colaborador do Diário Gospel. (Registro Profissional-5171/BA). E-mail: jjsouza_19@hotmail.com

Confira também:

Todos os Direitos Reservados ©2024 Diário Gospel